Região
Alunos visitam o passado em Morro Reuter
Morro Reuter – Promover o contato com a história da imigração alemã e seu legado em Morro Reuter foi o assunto principal de palestras muito especiais na Escola Municipal Edvino Bervian, na última semana. O professor e pesquisador dos assuntos ligados aos imigrantes, Sandro Blume, abordou diversos aspectos do deslocamento dos antepassados da Alemanha para o Brasil.
A trajetória e os costumes dos alemães no Brasil, a aventura da viagem, a construção das moradias, quem veio e por quais motivos, entre outras abordagens, foram alguns temas apresentados.
“Acredito que estas palestras são uma forma de preservar a história dos nossos antepassados, de conhecer o nosso passado, para direcionar o nosso futuro. É, também, uma forma de respeitar nossas raízes,” diz a coordenadora pedagógica da escola, Inês Gazolla.
Curiosidade
No próximo dia 25 de julho, comemoram-se os 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Estima-se que 250 mil alemães vieram para o país nos primeiros 100 anos, deixando, hoje, mais de 5 milhões de descendentes. O Hunsrück é o segundo idioma mais usado no Brasil, com estimativas que variam de 2 a 2,5 milhões de falantes. Estas iniciativas são essenciais para manter viva a história e cultura dos nossos antepassados, proporcionando uma conexão significativa entre as gerações presentes e futuras.