Região

Amor a escotismo: Grupo de Escoteiros Araquã, de Picada Café, celebrou os 23 anos em julho

05/08/2024 - 09h28min

Picada Café – Com sorrisos largos, lenços novos no pescoço, famílias animadas e um brilho diferenciado que pairava no ar. Foi assim que 13 adultos voluntários realizaram promessa escoteira em 14 de julho de 2001, na antiga Escola Visconde de Pelotas, no Jammerthal, em Picada Café. Naquele momento, haviam muitas dúvidas, pois não seria fácil ingressar na aventura de abrir um grupo escoteiro na cidade. De fato, o caminho foi árduo, com dificuldades, em diferentes momentos da existência do Grupo Escoteiro Araquã. Mas nunca se pensou em desistir. A cada desafio, o grupo se mostrava mais forte e preparado, resultado de um trabalho coletivo de toda uma comunidade. Nestes 23 anos, muitas pessoas passaram pelo grupo, e todas foram instigadas a se tornarem indivíduos que buscam a construção de um mundo melhor. Afinal, estamos falando do maior movimento educacional do mundo, que possui mais de 57 milhões de pessoas, e que tem a educação como um processo que se estende ao longo da vida, promovendo o desenvolvimento integral e permanente do potencial de uma pessoa, como indivíduo e como membro da sociedade.

HOJE COM 70 INTEGRANTES

Atualmente, com 70 integrantes, o Grupo Escoteiro Araquã possui orgulho de fazer parte dessa construção. Ativo desde o ano de sua fundação, possui todos os ramos atuantes: ramo lobinho para crianças de 6,5 a 10,5 anos; ramo escoteiro para jovens de 11 a 14 anos; ramo sênior para jovens de 15 a 17 anos; ramo pioneiro para jovens de 18 a 21 anos. No movimento escoteiro, os jovens participam de acampamentos e aventuras ao ar livre, onde aprendem a montar barracas, cozinhar, e cuidar da natureza. Desenvolvem habilidades práticas como primeiros socorros e amarrações de cordas, além de se envolverem em projetos comunitários e campanhas de arrecadação. O escotismo também incentiva o desenvolvimento pessoal através de desafios e responsabilidades, promovendo liderança e trabalho em equipe. Com eventos e competições, eles testam suas habilidades e fazem grandes amizades, aprendendo enquanto se divertem.

 

Sede localizada no Bairro Bela Vista

O grupo possui sede no bairro Bela Vista em Picada Café. Se encontra nos sábados das 14 às 17h. Para quem quer que seu filho participe do movimento escoteiro, é só acessar o link e realizar a pré-inscrição (https://forms.gle/xmP2e7fhK6Csh6Lg9), ou comparecer na sede. O grupo está com vagas abertas para jovens de idade a partir de 11 anos. Na foto estão: James Pereira, Patrícia Hansen, Prelelue, Lotário, Carlos Soares, Edson Prelelue, Lúcia Fritzen, Álvaro B. Rodrigues, João Rambo, Maria Tegner, Diretor da UEB Carlos Alberto, Elaine Schmitt, Harry Pilz e Rejane Dhein.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário