Região
Ano do Bicentenário da Imigração Alemã é perpetuado em Dois Irmãos
Descerramento de placa marca o ano
Por Mauri M.T.Dandel
Dois Irmãos – O encerramento do ano comemorativo do Bicentenário da Imigração Alemã foi marcado pelo descerramento de uma placa, na tarde desta segunda-feira (30/12), na entrada principal do Palácio 10 de Setembro, sede da Prefeitura de Dois Irmãos.
O descerramento foi feito pelo prefeito, Jerri Meneghetti, e o vice-prefeito Juarez Stein, simbolizando a homenagem da cidade ao legado deixado pelos imigrantes alemães que, há dois séculos, começaram a construir a história da região.
A placa, além de destacar a relevância do Bicentenário, traz gravada uma frase do Padre Inácio Spohr SJ (in memoriam), que sintetiza a essência do tributo: “Somos os herdeiros de um passado rico em exemplos heroicos de abnegação e trabalho. De nossa parte, faremos todo o possível para que esses exemplos não fiquem relegados ao esquecimento dos arquivos, mas que revivam e se multipliquem nas nossas vidas”.
O prefeito Jerri Meneghetti ressaltou a importância das comemorações como um marco para o resgate e a valorização da história local. “Este ano não apenas celebrou a chegada dos nossos antepassados, mas também renovou nosso compromisso em preservar e perpetuar os valores de trabalho, fé e determinação que os imigrantes nos deixaram”.
O ano de 2024 foi marcado por inúmeras atividades e eventos que celebraram os 200 anos da chegada dos imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul e a Dois Irmãos, reforçando a importância de preservar essa herança cultural. Entre as iniciativas realizadas, destacaram-se oficinas de canto em alemão, o Festival Saengertreffen (Encontro de Cantores), realizado em maio, e o projeto Raízes, da Aldeia da Herta, coordenado por Carlos Alberto Klein. Além disso, a cidade promoveu um curso de formação continuada para professores da rede municipal, intitulado 200 anos de Imigração Alemã – História e Cultura, que abordou temas como as causas da emigração, o processo de colonização no Rio Grande do Sul e a presença dos teuto-brasileiros na literatura.
Outros momentos marcantes incluíram o lançamento do documentário “Nossa Gente: Trabalho e Fé”, o desfile cívico temático e o tradicional Kerb de São Miguel, que, em sua 195ª edição, prestou uma homenagem especial ao Bicentenário. A 35ª Feira do Livro também integrou as comemorações, destacando a temática “200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura”, levando atividades culturais às escolas e à Praça do Imigrante.