Região
Ao lado da família, Issur toma posse na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa
Estado- Em sessão solene e com a presença a família, nesta segunda-feira (03.02), o deputado estadual Issur Koch (PP) tomou posse como 2º secretário na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. “Minha missão é representar os anseios da comunidade na Mesa da Casa. Se essa é a Casa do Povo, é na Mesa Diretora que se decide o que será proposto e encaminhado para a melhoria do Rio Grande do Sul. Tenho certeza que será um ano muito positivo”, disse o parlamentar.
Em 2026, Issur também estará na direção do Legislativo, quando será o 2º vice-presidente da Casa.
ELEIÇÃO E POSSE
A nova Mesa Diretora, que será presidida por Pepe Vargas, foi eleita com 47 votos favoráveis e 1 contrário. Regimentalmente, a chapa foi eleita para comandar a AL até 31 de janeiro de 2027. No entanto, nas últimas legislaturas um acordo pluripartidário vem garantindo um revezamento das quatro maiores bancadas na presidência do Parlamento Gaúcho, uma a cada ano, o que é possível graças à renúncia da Mesa ao fim do primeiro ano de cada biênio, o que deve ocorrer no começo de 2026.
Este revezamento é inédito entre as Assembleias Legislativas do Brasil, garantindo, desta forma, a continuidade dos trabalhos sem a disputa característica nos Legislativos. “Essa alternância na Presidência garante que a energia do Parlamento seja direcionada para a aprovação de projetos, e não das disputas pessoais ou partidárias, o que tem garantido avanços e conquistas para os gaúchos”, define Issur.
Para ocorrer a alternância no próximo ano, a chapa única eleita deve renunciar em janeiro de 2026, para, consequentemente, ocorrer nova eleição para a Mesa Diretora no último ano da Legislatura.