Região

Apae em foco: semana de atividades movimentou a instituição

22/08/2024 - 16h07min

A visita também foi especial pois a escola fez a primeira doação de tampinhas, que são usadas para a compra de equipamentos para a instituição.

Na terça e quarta-feira desta semana, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais teve tardes recheadas com eventos. Nos dois dias, os alunos da instituição participaram de atividades que envolveram música, conversa e diversão.

A primeira ação, no dia 20, foi a recepção dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Frederico Bervian, de Presidente Lucena. Os alunos trabalham o tema da inclusão em sala de aula, e conheceram as estruturas de fisioterapia, oficina de música, piscina, refeitórios e de outras terapias que são trabalhadas com os frequentadores da Apae. Além de promover a integração do conteúdo aprendido, a convivência entre as turmas foi um momento especial para todos.

“Eles montaram um projeto de estudo sobre o que é a síndrome de Down, já que a turma tem uma menina que tem. Eles puderam vivenciar várias coisas, e pra eles é um momento muito significativo, já que eles carregam desde pequenos a mensagem da inclusão para as famílias, amigos e pra sociedade” conta a coordenadora pedagógica Marisa Holler.

A presidente da Apae Ivoti Irene Rosany e a diretora Marliese Godoflite também falaram sobre o momento:

“É emocionante ver eles interagindo, os atendidos adoraram a visita das crianças. É o que a gente acredita quanto a inclusão e a diversidade, é poder estar junto independente do espaço. Tanto para que os nossos atendidos possam circular na comunidade como nós recebermos pessoas com e sem deficiência, para mostrar a capacidade, a potencialidade.”

No dia 21, os alunos da Apae apresentaram a peça “um voo inclusivo pela cidade das flores” inspirado no livro “A menina do Cabelo Vermelho” de Lolita Goldschmidt. Na sequência, houve o sorteio da ação entre amigos.

Os premiados na ação que vendeu 7.980 números foram:

Felipe De Boni, de Ivoti, que ganhou uma camiseta do Grêmio e do Inter, autografadas;

Ryan Petrona, de Ivoti, que ganhou uma camiseta da Argentina e do Flamengo, autografadas;

Augusto Schorn, de São José do Hortêncio, que levou um tênis masculino;

Vânia Weber, de São José do Hortêncio, que levou um tênis feminino;

Marcelo Chlirist, que ganhou uma cesta de produtos de Ivoti.

 

A autora apresentou o espetáculo junto dos estudantes.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário