Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

ARTIGO DE OPINIÃO – O X da questão destes pedágios do Leite

13/11/2025 - 16h21min

Atualizada em 17/11/2025 - 20h57min

O tal “Free Flow” não foi criado para favorecer a vida do cidadão,

mas para o Estado arrecadar mais

O que você está achando deste “projeto” de encher de pedágio as estradas do Rio Grande, vivente? Só aqui perto, para ir a Taquara, serão 4 pedágios, é mole ou quer mais?
O Estado confirmou que o sistema “free flow” — de cobrança automática por quilômetro rodado — será implantado em diversas rodovias da Serra e do Vale dos Sinos. A única boa notícia é que o “free flow” não tem filas, como os pedágios do litoral gaúcho e catarinense, mas “são uma baita de uma pegadinha”, pois os motoristas esquecem, outros “distraídos” nem sabem que é pedágio e outros não sabem qual a concessionária para baixar o aplicativo e pagar a conta. Resultado: dá-lhe multa e dá-lhe as moedas tilintando nos cofres do Estado! Escrevemos um segundo artigo sobre o assunto, confere aqui!
Mas, voltando ao assunto…
Não sei a tua opinião, mas achei uma bizarrice o que o Estado quer fazer com esta concessão de pedágios. Digo isso, mas não sou totalmente contra os pedágios. Acho que eles são um mal necessário, pois os Governos nos colocam em uma sinuca: ou paga pedágio ou anda em estrada de roça.
Aliás, tem muita estrada de roça aqui pelo interior, muita estrada de amigos colonos que são melhores que algumas estradas que temos pelo interior do RS e do Brasil – as Prefeitura capricham, afinal, sem estrada não tem desenvolvimento!
Mas, vamos lá…

PEDÁGIO PARA ASSALTAR TURISTA?
-O tal Bloco 1 de concessões, anunciado pelo governador Eduardo Leite em Porto Alegre, vai encher nossa região de pedágios. Você sabia disso?
– Por exemplo, pelo projeto do Estado, para você pegar a RS 239 em Estância Velha e ir até Taquara serão 4 pedágios (hoje tem apenas um). Então, para você rodar uns 35km via parar 4 vezes no pedágio, é isso mesmo, Arnaldo? Pode isso, Arnaldo?
-Outra: para você ir de Nova Petrópolis a Gramado, hoje tem um pedágio, passarão a ser dois.

O X DA QUESTÃO
E agora é que vem o X da questão: a tarifa média será de R$ 0,21 por quilômetro (subsidiada pelo Estado).
Então, o valor pode chegar a R$ 0,32/km sem o aporte governamental. Bota aí no papel o custo da gasolina e o custo do pedágio para ti ver o “estrago” no bolso!
Isso quer dizer que, pelo anúncio do Leite, deve ser cobrado pedágio mesmo em pequenos trajetos diários.
Vivente, vou parar por aqui – outro dia eu volto a escrever sobre o assunto – mas te recomendo a tirar um tempo e ver esse projeto de perto. Do contrário, teus pila do bolso que já estão curtos – vão ser gasto em pedágio que o governador quer instalar. Aí, sim, não vai ser de perder os butiás do bolso, vai ser de perder os pilas do bolso!

*Por Mauri M.ToniDandel
Jornalista

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.