Região
Assembleia Legislativa implementa medidas em resposta à maior Catástrofe Climática do RS
Em apoio à população do Rio Grande do Sul, que sofreu graves consequências das enchentes, a Assembleia Legislativa do Estado implementou uma série de medidas para auxiliar as pessoas afetadas e agilizar a recuperação do RS.
Desde o início das chuvas torrenciais, a Assembleia manteve sua estrutura ativa, permitindo que os 55 deputados trabalhassem em suas regiões. Em tempo recorde, modificou o Regimento Interno para permitir votações 100% virtuais, aprovando projetos como o Plano Rio Grande, o fundo para a centralização de recursos e a criação da Secretaria da Reconstrução.
A Assembleia destinou R$ 40 milhões para programas de assistência, como o Rio Grande Contra a Fome, que distribuiu cestas básicas, e o Porta de Entrada, que ajuda famílias de baixa renda na aquisição de moradias. Além disso, organizou uma campanha de arrecadação de donativos e intermediou a destinação de centenas de toneladas de doações em parceria com outros estados.
A campanha Valores Que Ficam, promovida pelo Legislativo, arrecadou R$ 101 milhões para o Estado. Ademais, a Assembleia está fiscalizando a execução dos recursos destinados à recuperação e votando a criação de um comitê extraordinário para acompanhar as ações de reconstrução do Estado. O governador Eduardo Leite e o ministro Paulo Pimenta apresentaram aos deputados as medidas adotadas e previstas.