Região

Assistência social se pronuncia sobre moradores embaixo da ponte em Ivoti

02/09/2024 - 17h31min

A reportagem do Diário permanecerá acompanhando a situação. Foto: Érick Maia

IVOTI

Há a previsão de uma visita ao local nesta semana

Por Anie Julie Rodrigues

Após a divulgação da reportagem sobre a existência de moradores debaixo da ponte, a reportagem entrou em contato com a Assistência Social de Ivoti para compreender qual o papel efetivo da prefeitura no atendimento a esta parcela específica da população.

A assistente social Luisa Oliveira falou sobre “A população que está na rua, não está lá por que quer. No caso da ponte, provavelmente é uma situação de dependência química, e por conta dessa movimentação, nós faremos uma visita até o local. Caso seja, faremos o encaminhamento ao CAPS ou aos órgãos que prestam atendimento a essas pessoas. O município já acompanha alguns casos de pessoas em situação de rua, e os casos chegam até nós pelo alerta da própria população”

De acordo com a legislação vigente, no artigo 5º inciso XI da Constituição e por uma liminar aprovada pelo Supremo Tribunal Federal em agosto de 2023, a pessoa que se encontra em situação de rua não pode ter seus pertences removidos, ou sua estrutura retirada, por parte da população, por órgãos municipais, federais ou forças policiais.

“Pode ser que esse caso já seja acompanhado, mas nós não temos esse dado. É da responsabilidade do município. Não adianta a população chamar polícia, pois essas pessoas têm direito de estar lá. Alguns casos já recebem auxílios, seja financeiro ou cesta básica, e nós fazemos esse acompanhamento com as visitas periódicas.” – afirma Luisa.

Ainda conforme as informações obtidas, os cidadãos que desejarem auxiliar as pessoas em situação de rua não devem ir diretamente ao local, mas sim entrar em contato com o CRAS para destinar doações ou até mesmo fazer as notificações de vulnerabilidade. Outro alerta feito pela assistente é em relação as fraudes nas solicitações de auxílio financeiro no município:

“A população também pode nos ajudar a monitorar quem usa dos benefícios sem precisar. Uma denúncia anônima pode ser feita por telefone e nós vamos averiguar a situação.”

Sair da versão mobile