Região
Aumenta o número de atropelamento de animais silvestres em Dois Irmãos
Departamento de Meio Ambiente alerta para o aumento de atropelamento de animais silvestres no município
Dois Irmãos – No mês de novembro, foram registrados 23 atropelamentos de animais silvestres nas rodovias do município, , número muito acima da média observada nos demais meses do ano. A maior parte das ocorrências envolveu lagartos, com 10 animais atropelados. Este período marca a fase de reprodução de diversas espécies, quando aumenta a movimentação da fauna em busca de alimento, parceiros e novas áreas, intensificada também pelas temperaturas mais elevadas.
O calor e a maior atividade dos animais fazem com que muitos cruzem estradas, especialmente em vias internas e próximas a áreas de vegetação, onde estão concentradas a maior parte das ocorrências. Diante desse cenário, é fundamental que motoristas redobrem a atenção, reduzam a velocidade e respeitem os limites de trânsito estabelecidos, evitando novas perdas para a fauna silvestre.
Para a Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Valessa da Rosa, a situação é preocupante. “Os animais silvestres desempenham um papel essencial para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. A preservação dessas espécies depende também da colaboração da comunidade, especialmente com atitudes simples, como dirigir com cuidado, atenção e velocidade reduzida em pontos que há fragmentos de vegetação, assim como em locais que já há placas sinalizando travessia de animais”, destaca.
