Região

Bombeiros localizam corpo de pesquisadora que desapareceu durante coleta de água no RS

20/12/2025 - 15h26min

Atualizada em 20/12/2025 - 15h28min

Foto: Lorenzo Franchi/ RBS TV

Dona Francisca – O Corpo de Bombeiros localizou, na manhã deste sábado (20), o corpo de Roberta dos Reis Costantin, de 21 anos, pesquisadora da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que havia desaparecido após cair no Rio Jacuí, em Dona Francisca, na última terça-feira (16).

Segundo o capitão Hortêncio Costa Machado Junior, os bombeiros foram acionados por pescadores que avistaram um corpo no rio. A equipe se deslocou até a localidade de Remanso das Taquareiras, em Várzea do Agudo, no interior de Agudo, onde a vítima foi encontrada a cerca de 2,7 quilômetros do antigo Porto de Dona Francisca, local do acidente. A identidade foi confirmada posteriormente.

Roberta era técnica em Química e servidora pública concursada da Fepam. No momento do acidente, realizava a coleta de amostras de água para pesquisas ambientais. Testemunhas relataram que ela vestia uma roupa pantaneira, equipamento impermeável e de tecido resistente, e estava em uma rampa no porto quando teria se desequilibrado, caído na água e afundado.

A vestimenta pode ter dificultado o retorno da pesquisadora à superfície. Um colega presenciou o acidente, mas não conseguiu realizar o resgate devido à forte correnteza, que acabou arrastando a vítima.

Em nota, a Fepam informou que se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho, e que seguirá prestando todo o suporte necessário à família neste momento de profunda tristeza.

Roberta dos Reis Costantin, de 21 anos

Sair da versão mobile