Região

BR-116 deve passar por obras de recuperação no KM-191, entre Picada Café e Nova Petrópolis

22/11/2023 - 10h58min

Picada Café/Nova Petrópolis – O trânsito na BR-116, no KM-191, entre Picada Café e Nova Petrópolis, deve continuar em meia pista. Essa semana o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) fez o primeiro levantamento no trecho onde apareceram rachaduras no acostamento e na pista, rachaduras essas que cresceram desde a tarde de domingo, 19. Uma equipe técnica esteve no local e, além de um geólogo, diagnosticaram danos na estrutura da pista e no barranco ao lado. O órgão responsável pelo trecho ainda não se manifestou a respeito da necessidade de obras, mas essas devem iniciar dentro de dez dias uma vez que a infiltração de água pode agravar a situação.

BUEIRO

O KM-191 da BR-116 já esteve interditado há alguns anos quando houve um desmoronamento de terra, o que levou parte da pista. Na época foi feito um desvio pelo acostamento, além de obra de recuperação do trecho. De acordo com a empresa que faz a manutenção da pista, há um bueiro nas proximidades e não se descarta que esse tenha causado erosão por baixo da pista de rodagem e as rachaduras.

MEIA PISTA DURANTE 24H

As rachaduras no KM-191 ocorreram na tarde de sábado, 18. Logo após ocorreu a queda de uma barreira nas proximidades. Por segurança a Polícia Rodoviária Federal e a Defesa Civil da cidade resolveram interditar a passagem de veículos. Essa durou até a tarde de domingo quando houve a limpeza da pista e, com a parada das chuvas, houve a liberação ao tráfego. Inicialmente seria liberado apenas veículos leves, porém, em uma nova análise constatou-se segurança para veículos pesados. O DNIT colocou controladores de trânsito no local durante 24h. O tráfego seguirá em meia pista, no sistema pare e siga. O DNIT faz o levantamento no local diariamente e, caso a volta das chuvas ofereça perigo aos usuários, uma nova interdição pode ocorrer por parte do órgão responsável.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário