Região

Bresco quer estacionamento exclusivo para idosos na Av. 15 de Novembro, em Nova Petrópolis

11/02/2026 - 17h55min

O vereador Tarcísio Brescovit (Bresco), presidente da Câmara, encaminhou ao Poder Executivo um pedido de providências solicitando que, por meio da secretaria competente do Poder Executivo, seja realizado estudo para a criação ou realocação de uma vaga de estacionamento exclusiva para idosos na Avenida 15 de Novembro, nº 1415, ponto de grande circulação no município.

Conforme o parlamentar, o local é estratégico e concentra estabelecimentos bastante frequentados pela comunidade, especialmente farmácias e comércios essenciais. A proposta visa garantir melhores condições de acesso a pessoas idosas e com mobilidade reduzida.

De acordo com ele, a mobilidade urbana deve contemplar medidas inclusivas, assegurando o respeito às normas de proteção aos direitos da pessoa idosa, conforme previsto na legislação federal e municipal. Para ele, a iniciativa está alinhada às políticas públicas de acessibilidade e inclusão social. “Atender os idosos e pessoas com deficiência é uma questão de dignidade e respeito. Por isso fiz a solicitação de implantação de uma vaga especial de estacionamento no endereço citado”, afirmou Brescovit.

Atualmente, no ponto indicado, há um espaço destinado à parada rápida. No entanto, segundo o vereador, essa modalidade não atende de forma adequada o público idoso, que muitas vezes necessita de mais tempo para embarque, desembarque e deslocamento. “Como é que uma pessoa de mais idade, que por vezes utiliza um objeto de auxílio para caminhar, poderá andar rápido?”, questionou.

O parlamentar destaca ainda que a região central concentra diversas farmácias, estabelecimentos que recebem diariamente um grande número de pessoas idosas, muitas delas com dificuldades de locomoção. A criação ou remanejamento da vaga exclusiva, além de cumprir a legislação vigente, representa, segundo Brescovit, um avanço na humanização do espaço público. A medida facilitaria o acesso aos serviços essenciais e promoveria mais segurança e autonomia aos cidadãos.

Sair da versão mobile