Conecte-se conosco

Polícia

Brigada Militar, atuando da prevenção à repressão em Dois Irmãos

24/01/2024 - 06h15min

Barreiras policiais são realizadas constantemente para identificar quem transita pela região (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Ao longo de 2023 foram mais de 120 prisões

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – O ano de 2023 foi de trabalho intenso para a Brigada Militar (BM). Atuando em diversas frentes – desde a prevenção à repressão –, a corporação gera uma cidade mais segura, atribuindo assim prosperidade à comunidade.

Afinal, este é o fator primordial para quem busca qualidade de vida. Os indicadores de segurança de um município refletem diretamente em investimentos, oportunidades profissionais, fortalecimento turístico e no desenvolvimento como um todo.

De acordo com o comandante local, tenente Elton Dhein, a avaliação do ano é positiva. “Cumprimos com nossa missão constitucional que é a prevenção e sempre que esta falhou agimos de imediato para dar uma resposta a comunidade. Tratamos com a máxima atenção todos os casos que chegam ao conhecimento da Brigada Militar.

Comandante local, tenente Elton Dhein (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

No total, em atualização até meados de dezembro, foram realizadas em torno de 120 prisões, das quais 58 foram em flagrante.

PRESENÇA CONSTANTE

Estes números são resultado direto da presença constante nas ruas. Foram efetuadas 846 barreiras policiais para identificar quem transita pela região. Neste processo confeccionaram mais de 180 termos circunstanciados – para infrações de menor potencial ofensivo, como posse de entorpecentes, acidentes de trânsito com lesão corporal, perturbação da tranquilidade e outros; cujas ações são importantes para a conjuntura da segurança.

TRÁFICO

Foram 28 prisões por tráfico, fechando cada vez mais o cerco para a prática que é a porta de entrada para um grave problema social.

Além disso teve 38 prisões por Maria da Penha. Ocorrências essas que possuem um teor mais complexo pois são os policiais militares a realizarem o primeiro contato com as vítimas e, também, agressores. Para isso os militares vem sendo periodicamente capacitados para dar o melhor atendimento para este tipo de ocorrência através do curso Patrulha Maria da Penha.

Ocorreram mais de 800 ações de policiamento comunitário, tanto em Dois Irmãos como Morro Reuter – visitando comércios e moradores e escutando suas demandas, denúncias e afins.

PROERD

Dois Irmãos também é destaque no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Neste ano a BM formou 937 crianças de todas as escolas municipais e estadual.

Ainda como forma de prevenção, há uma guarnição sempre realizando a patrulha em escolas, garantindo a segurança dos alunos e tranquilidade aos pais.

EVENTOS COM SEGURANÇA

E, em todos os eventos, a segurança sempre é destaque: seja no Natal dos Anjos, no Kerb de São Miguel, nas atividades comunitárias e muito mais – a Brigada Militar está lá garantindo um ambiente tranquilo para os moradores e visitantes.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.