Região
Brigada Militar promove projeto “Parceiros da Brigada”
Por Geison Concencia
Estância Velha – Um projeto da Brigada Militar busca aproximar a polícia dos comerciantes por meio do programa “Parceiros da Brigada”. O objetivo dessa colaboração é diminuir as ocorrências de furtos em estabelecimentos comerciais de Estância Velha.
Segundo o sargento Ângelo, da Brigada de Estância Velha, essa parceria confere agilidade às respostas da BM a ocorrências de furtos no comércio por meio da troca de informações. Ele explica: “Isso permite agilidade no deslocamento do veículo. Tivemos êxito em várias ocorrências graças a essa rapidez no compartilhamento de informações. No momento em que os comerciantes estão atentos ao movimento no comércio e relatam eventuais suspeitos no grupo, o restante da cidade já tem conhecimento”, explica Ângelo.
O sargento da Brigada Militar comenta que o “Parceiros da Brigada” vem atingindo seus objetivos: espantar os criminosos e incutir neles o receio de que estão sendo vigiados.
Como aderir ao projeto
Segundo a soldado Sabrina, todos os comerciantes podem aderir à “Parceria com a Brigada”. Para entrar no projeto, basta contatar a BM, que adicionará o comerciante ao grupo. Além disso, o comerciante pode solicitar a visita da BM ao seu estabelecimento, ocasião em que receberá um adesivo que pode ser colocado na fachada do comércio ou empresa. “Isso mostra que vocês são Parceiros da Brigada e estamos trabalhando unidos pela segurança do município”, explica Sabrina.
Programa já registra resultados positivos
Desde que foi implantado neste ano, o “Parceiros da Brigada” já permitiu a redução de ocorrências de furtos em estabelecimentos comerciais. A redução resulta de um trabalho de troca de informações, no qual lojistas e empresários utilizam suas câmeras de segurança para que a polícia e outros comerciantes possam identificar suspeitos. “Por meio de fotos e imagens, comerciantes se comunicam e ficam atentos caso aquela pessoa entre na loja. Isso tem sido de grande ajuda para a Brigada Militar”, aponta Sabrina.
Desde terça-feira (29), circulam imagens de um casal responsável por dois furtos no centro de Estância Velha. Eles são vistos pelas câmeras subtraindo produtos tanto dentro das lojas quanto em itens expostos na parte externa dos estabelecimentos.
Ainda na terça-feira, um homem tentou furtar objetos de lojas, mas, graças à troca de informações entre comerciantes, com o conhecimento da Brigada Militar, o indivíduo foi conduzido à delegacia de Estância Velha e liberado por falta de flagrante delito.
Gabriel Paim, gerente de uma loja no centro do município, relata que o estabelecimento sofre com esse tipo de crime, gerando prejuízos para o empreendimento. “Já participei de um grupo semelhante em Esteio, onde trabalhava. Acho muito importante e certamente vai ajudar bastante. A gente tem esse problema aqui na loja; alguns conseguimos perceber, mas outros passam, o que gera perdas para a loja”, comenta.
Para os interessados em aderir ao projeto, o telefone para contato é o 51 98595-2076.