Região
Brincadeiras antigas e cultura no dia do Folclore de Estância Velha

Crianças tiveram oportunidade de conhecer as brincadeiras que os pais e avós praticavam
Por
Cândido Nascimento
Estância Velha – O domingo foi reservado para que as crianças pudessem realizar antigas brincadeiras como bilboquê, dança das cadeiras, goleirinha, pé de lata, feijão no pinico e bambolês na Praça 1 de Maio. A Turma do Pirulito, de Novo Hamburgo, comandou a alegria da criançada. Tudo fez parte da programação do Dia do Folclore.
O diretor de Cultura Raoni Forian destacou a ideia de resgatar as brincadeiras históricas. “Trata-se de um resgate do folclore, através dos grupos de danças alemãs e tradicionalistas, e é o que queremos, que a comunidade prestigie esse importante evento que lembra as nossas origens”, destacou.
ANTIGAS BRINCADEIRAS
Possibilitar que as nossas crianças deixem o celular um pouco de lado e participem desses jogos antigos e brincadeiras, saindo das redes sociais, para entenderem que o celular não é tudo”, afirmou Luiz Fernando Rodembusch, que comanda a Turma do Pirulito.
DANÇAS
No palco principal também aconteceram diversas atividades como o músico Rodrigo Lima, Banda Municipal, e Grupo de Danças Deutsche Sele, que apresentou as danças Passeio Pelos Alpes e Kafi-Schottisch, entre outras.
“Estamos divulgando a cultura alemã no município e também em cidades vizinhas e até em outros estados. Estamos ensaiando para participar da Oktoberfest de Igrejinha e de Blumenau”, afirmou o coordenador do grupo Deutsche Seele, Marcos Batista.