Região
Cacau, açúcar e… amor!
Showroom da Chocolates Plátanos, de Dois Irmãos, encanta com o colorido dos ovos às vésperas da Páscoa
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – O brilho da embalagem metálica e colorida que envolve os pequenos ovos na loja dos Chocolates Plátanos remete à magia da Páscoa na infância. Nessa época, o showroom da marca original de Dois Irmãos ganha cores, formas e texturas especiais, capaz de encantar o público de todas as idades.
O Delicioso Chocolate da Inês
“Eu amo chocolate”, diz Inês Feltes da Silveira. Há 34 anos ela começou a produzir chocolates artesanalmente em casa: “Eu comecei a fazer cursos de chocolate, fui aprendendo, criando.” Mas o Delicioso Chocolate da Inês, como era conhecida a sua marca na época, ganhou o gosto da região e Inês abriu a primeira fábrica, no centro de Dois Irmãos, em 1999, quando deixou o cargo de diretora de uma empresa para trabalhar exclusivamente na produção de chocolates.
Por sugestão de um grande amigo, ela decidiu dar o nome a sua nova empresa de Chocolates Plátanos, em alusão às árvores que simbolizam a Rota Romântica e contornam a BR 116, às margens da qual se encontra a loja atual, inaugurada em 2008.
Hoje, a fábrica e a loja ocupam a mesma propriedade que soma aproximadamente 3 mil metros quadrados.
Consumidores exigentes
Entre os desafios de empreender no ramo do chocolate está a exigência do público da região que, segundo Inês, se deve à influência da colonização alemã. Para atingir o padrão de excelência, ela compartilha a receita que é o segredo do sucesso da marca: “Tudo é feito com muitos detalhes, muito carinho e muito amor! Amor é a palavra certa. Fazer algo com amor e dedicação, sempre fica gostoso.” O resultado é um chocolate diferenciado, reconhecido pela fluidez: “Se colocar na boca, ele derrete na hora, ele é extremamente encantador”, descreve a empresária.
Encanto aos olhos
Outro diferencial da marca são as embalagens que agregam cor e textura ao produto que, por si só “já é um presente”, descreve Inês. Ela conta que a inspiração para os ornamentos podem surgir das situações mais cotidianas, mas que o trabalho final é resultado da parceria entre a decoradora, a filha arquiteta e ela mesma: “A gente não trabalha, a gente se diverte, porque a gente ama o que faz.” A empresária acredita que o sucesso está atrelado também a sua fé e lembra: “Na páscoa se comemora a ressurreição de Cristo. Há vida e esperança! É Páscoa! Ele vive!”
Avise o coelhinho!
A loja da Chocolates Plátanos está aberta de segunda a segunda, das 8h30 às 19h sem fechar ao meio dia, com diversas opções para presente.