Região

Caderno 65 anos de Dois Irmãos – O morador que ajudou a construir o bairro São João

10/09/2024 - 01h00min

Atualizada em 10/09/2024 - 07h40min

Darci Ferrari ajudou no desenvolvimento do bairro, e a construção da escola e igreja

por Bruno Wingert

Um grande exemplo de dedicação à comunidade é com certeza, seu Darci Ferrari, 84 anos, morador do bairro São João. Terceiro morador do bairro, ele viu o local crescer e se devolver ao longo desses anos, e, com certeza, tem muita história para contar.

No último dia 08 de agosto, o morador completou 40 anos morando em Dois Irmãos. Darci nasceu em Lajeado e rodou algumas cidades antes de chegar no município. “Vim para Dois Irmos porque os meus filhos aqui teriam mais oportunidades de trabalhar e foi isso que aconteceu”. Darci tem 10 filhos e sempre criou os mesmos com muito amor, dedicação e sempre trabalhou muito para conquistar suas coisas.

Uma liderança da comunidade 

O morador relata como era o município quando ele chegou. “Era tudo muito diferente de hoje, não tinha calçamento nem asfalto. A iluminação pública também não havia, e só existia praticamente duas ruas no bairro”.

Com o tempo Darci, foi se tornando uma liderança no bairro, e ajudou a construir a igreja, escola e o centro comunitário que existem até hoje. “Fui eleito na praça o presidente da comunidade. 18 pessoas votaram e eu levei todos os votos. Depois fui pedir junto ao prefeito na época, para que construísse uma escola, porque já havia mais casas no bairro, e as crianças precisavam estudar”.

“Também tenho orgulho em dizer, foi a construção da igreja, que graças a comunidades e as pessoas na época conseguimos construir. Outra lembrança, quando fui recebido pelo governador do estado na época, Pedro Simon. Fui até Porto Alegre junto com o secretário municipal, para pedir que fosse construído um centro comunitário aqui no bairro, um local para fazer as festas da comunidade. Fomos fazendo tudo aos poucos, com muita humildade e trabalho”.

Darci finaliza dizendo que tem muito orgulho de ter ajudado a construir o bairro São João. “Sabe não querer me mostrar nem aparecer, tenho muita satisfação de ter ajudado na construção. Claro que tive o apoio das autoridades na época. E hoje vejo esse bairro grande, com muito comércio e bem desenvolvido,, eu fico muito feliz”, finaliza Darci.

 

Sair da versão mobile