Região

Caderno 65 anos de Dois Irmãos – Uma história de vida ligada ao bairro São João

10/09/2024 - 06h00min

Atualizada em 10/09/2024 - 08h21min

Arcelo Machado, popular Selinho, de 73 anos, mora no bairro há 37 anos (Créd. Bruno Wingert)

Um dos primeiros moradores do bairro, cita a evolução do local durante todos esses anos

por Bruno Wingert

Frente da casa de Selinho na rua Tocantins (Créd. Bruno Wingert)

Um lugar com tranquilidade, onde todos se conhecem e que tem tudo o que é necessário para viver, com comércio, mercados, saúde e educação sempre por perto. Um destes locais em Dois Irmãos é o tradicional bairro São João, um dos bairros mais populosos do município, predominantemente residencial, mas com muito potencial no comércio também.

Os moradores que vivem lá, em sua grande maioria, já residem há muito tempo no São João, fincando raízes na comunidade. E, por conta disso, o bairro conta com uma população muito apaixonada pelo local. Uma destas pessoas, sem dúvida, é seu Arcelo Machado, popular Selinho, de 73 anos, que mora no bairro há 37 anos quando se mudou para o município.

Casado com Neli Machado, o casal teve dois filhos: Eduardo e Leandro. Natural de Santa Cruz do Sul, o morador relata que percorreu um louco caminhão até se instalar no município de Dois Irmãos. “Sou natural de Santa Cruz do Sul, depois morei em Caiçara, aí fui para Itapiranga e depois Porto Alegre e Sapiranga. Sempre trabalhei muito e me dediquei para conquistar meu espaço até chegar em Dois Irmãos”.

Vinda para Dois Irmãos 

Na época que Selinho veio para o município, tudo era muito diferente. “Quando entrei no município havia apenas 12 casas aqui no bairro São João. Fui um dos primeiros a chegar aqui no bairro. Era tudo muito diferente de como é hoje, as estradas eram todas em chão batido, praticamente só existia uma rua no bairro, que era Tocantins. Era uma época totalmente distinta. Lembro que deixavam um monte de terra, para demarcar onde acabava a rua”.

“Lembrando uma história, nos dias que chovia, para a gente ir para o serviço, muitas das vezes os ônibus não subiam na subida do Vila Rosa, aí tínhamos que descer e subir a pé, e o ônibus era puxado por um trator, por ser estrada de chão, ele não subia”. Claro que era tudo outra época, relatou Selinho.

Em Dois Irmãos, Selinho trabalhou em várias empresas do ramo calçadista. “Trabalhei, no Henrich, Travesso, Maide e Kuntzler e depois me aposentei e hoje vivo tranquilo”.

 Desenvolvimento do bairro São João

Construção da tradicional Escola Paulo Arandt localizada no bairro São João (Créd. escolapauloarandt.blogspot)

Outro ponto importante do bairro São João é o crescimento do comércio. Por ser um bairro afastado do centro da cidade, é importante o empresariado, para que os moradores não precisem se deslocar muito longe para comprar produtos de suas necessidades. No São João encontra-se empresas de diversos ramos, mercado, salão de beleza, barbearia, ferragens, agropecuária, pizzarias, lojas de roupas e tantos outros segmentos, são pessoas que apostaram em abrir sua empresa no bairro.

“Neste tempo o bairro se desenvolveu bastante, cresceu em diversos sentidos, hoje está muito bom de se viver aqui no bairro e na cidade. O município virou sem dúvida um exemplo, claro tudo que eu tenho construído com meu suor e trabalho, mas, sem dúvida, eu estou muito satisfeito em morar nesta bela cidade”, contou Selinho.

 

Sair da versão mobile