Região

Caderno do Aniversário de Dois Irmãos será multiplataforma

05/09/2024 - 08h00min

Atualizada em 05/09/2024 - 08h24min

Imagem da Av. São Miguel com as igrejas tradicionais em rua de chão batido

Matérias, entrevistas e anúncios chegarão a muito mais leitores, consumidores e clientes

Mauri M.T.Dandel

Dois Irmãos – No próximo dia 10 de setembro, Dois Irmãos vai comemorar 65 anos da emancipação ocorrida em 1959. Mais uma vez, o Diário está preparando um Caderno Especial de Emancipação onde levará muitas histórias de pessoas e fatos para ajudar – humildemente – a contar um pouco mais da história de Dois Irmãos.
Parece ser algo “antiquado” estes cadernos com mensagens, mas o fato é que a cada ano este caderno se “repagina” e se reinventa. Desta forma, a grande novidade é que, além de ser um conteúdo perene – que garante maior acesso e maior alcance ao longo dos meses – neste ano tanto as matérias e entrevistas, como os principais anúncios serão publicados em diferentes plataformas – conteúdo multiplataforma.

O QUE É MULTIPLATAFORMA

Além do caderno impresso (tradição desde 1999), neste ano os principais anunciantes e 100% do conteúdo histórico e jornalístico do caderno também serão publicados no site e nas redes sociais. O que isso significa?
1-Que vai ser ampliado o alcance para mais de 260 mil leitores, clientes e consumidores. Só no Insta são 130 mil seguidores + 130 mil seguidores no Face.

2-Que o conteúdo ficará nas redes e no site a disposição por muitos anos – na internet.

3-Que o anunciante deste caderno vai ser buscado facilmente nas pesquisas do Google quando um cliente procurar por aquele serviço.

4- Por exemplo, se um leitor digitar no Google “loja de material de construção em Dois Irmãos”, o Google pode sinalizar o texto (e a página do caderno onde consta um anunciante de “loja de material de construção”. Dessa forma, além do cliente localizar a empresa que precisa, vai ver que esta empresa é parceira da história do município e está identificada com a comunidade local.

5- Como o conteúdo é perene, ou seja, as histórias de hoje continuarão sendo histórias amanhã, o material ficará a disposição por décadas para quem quiser buscar conteúdo na internet acerca do referido assunto. Ou seja, não é um simples caderno que você lê hoje e amanhã coloca na churrasqueira. E, com isso, o anunciante também ficará mais tempo com sua marca em exposição!

CONTEÚDO DO CADERNO

Ao longo do último mês, muitas pessoas “das antigas” foram e estão sendo entrevistadas, entre moradores mais antigos, empresários, comerciantes e líderes comunitárias. Mas, além destas entrevistas históricas, o Especial deste ano está abrindo espaço para “os mais novos” escreverem artigos ou textos sobre algo marcante de Dois Irmãos. Em comum, está o “fio condutor” que interliga as histórias do passado e do presente, entre os que ajudaram a construir a história e os que estão ajudando a escrever um pouco mais da história do município.
Outra seção do caderno é o espaço para fotos antigas, com contextualização a fim de ajudar a documentar nossa história não só em um jornal impresso, como também no mundo online, visto que todo o conteúdo é multiplataforma.

Imagem área da antiga Travêsso, pavilhões da produção e da sede administrativa, hoje chamada de “Praça do Fórum”. Créditos: ARQUIVO DIÁRIO

Novidade: Este ano o conteúdo é perene, ou seja, vai atingir um alcance muito maior.

Dessa forma, será buscado e lido por mais tempo do que uma notícia “normal” (exemplo de uma final de campeonato ou acidente de trânsito), que é só lida durante um dia ou alguns dias.

Impresso – Desde o ano de 1999 o Diário publica um caderno especial no dia da emancipação. Ao longo dos anos, houve aumento do número de páginas e a evolução do preto/branco para páginas coloridas, além de mais qualidade.

Site – Nos últimos anos, as matérias (com alguns anúncios) do caderno do Diário já foram publicadas simultaneamente no portal de notícias. A novidade é que todas as histórias/entrevistas e os anúncios maiores serão publicadas também no site OdiarioNet, aumentando o alcance do anúncio e fazendo chegar a mais clientes. Mas, além disso, na hora em que o cliente procurar por este serviço na internet, a página desta matéria/anúncio poderá ser indicada pelo Google.

Redes – Outra novidade é que neste ano as matérias e os anúncios principais também estarão nas redes sociais do Diário. E, se até o ano passado eram 105 mil seguidores no Facebook e 30 mil no Instagram, agora, o alcance chegará a 260 mil seguidores, sendo 130 mil apenas no “Insta”.

WhatsApp- Outra novidade é que os links das matérias e anúncios principais serão disponibilizados pelo WhatsApp, fazendo com que as matérias, entrevistas e as maiores publicidades terão maior alcance, chegando a alguns clientes pelo Whats, permitindo o reenvio.

O que o cliente ganha com isso?

Um exemplo: vai ter a história de um antigo time de futebol fundado em Dois Irmãos pouco tempo depois do Grêmio FBPA e do SC Internacional. Então, os anunciantes desta página vão estar expondo sua marca e poderão ver os compartilhamentos pelas redes ou Grupos de WhatsApp neste ano ou daqui a 10 anos por exemplo. O conteúdo jornalístico e histórico vai levar o anúncio para um alcance muito muito muito maior. E um alcance que vai durar mais tempo “no ar”!

É ANTIQUADO?

Parece ser algo “antiquado” estes cadernos com mensagens, mas o fato é que a cada ano este caderno se “repagina”, se reinventa e vem com assuntos inéditos e exclusivos, contando histórias que não vão estar no Facebook ou nos Grupos de WhatsApp, cumprindo a verdadeira missão do jornalismo. Para isso, um grupo de jornalistas e profissionais do Diário, juntamente com voluntários apreciadores da história, estão trabalhando há dois meses.
Então, responda: quais as chances deste conteúdo histórico (e os anúncios de empresas patrocinadoras) continuar sendo acessado daqui a 3 ou 4 anos? Quais as chances deste conteúdo (e seus apoiadores) continuarem sendo lidos daqui a uma década (ou século?), da mesma forma que estamos lendo um livro-ata de um time de 1917?

PARA ANUNCIAR

Para anunciar no Especial deste ano, contate o Diário da sua cidade.
Então, se você é comerciante, empresário ou candidato e quer divulgar seu nome, sua marca e suas promoções (ou seu santinho) e chegar a um número maior de clientes e eleitores, contate diretamente pelo 3564-4922 ou (51) 99526-8683, WhatsApp, e-mail mauri@odiario.net ou pelo Instagram @odiarionet.

Sair da versão mobile