Região

Café, Cuca e Linguiça: Picada Café reverencia a sua maior e principal festa que já deixa saudade

09/09/2024 - 09h25min

Picada Café – A tradicional Festa do Café, Cuca e Linguiça de Picada Café chegou ao final na neste domingo, 8. Depois de quatro dias de muito trabalho e de público intenso e feliz, o evento se encerrou com a certeza que essa segue sendo a principal festa em público e vendas de Picada Café. E no semblante de quem acredita e investiu para estar no Parque Jorge Kuhn, a certeza que valeu a pena cada esforço, cada noite mal dormida, a aposta na produção de cucas, linguiças, do tradicional café, rapaduras, plantio de flores, malhas, artesanato…

CORRIDA PELA CUCA

Quem acompanhou a festa de perto viu que a cuca, seja ela produzida em grande escala ou no forno a lenha, foi o carro chefe nos quatro dias. E o público levou ou consumia no Parque Jorge Kuhn. “Está muito boa. Quando ficamos sabendo da festa logo nos programamos para vir. Elas são saborosas. A festa deixa nosso passeio ainda mais marcante”, frisou o engenheiro Auri Delares, 61 anos, de Esteio. Quem também conhece e sempre prestigia é a professora Alana Nunes, 32 anos. Ela veio de São Leopoldo acompanhado do esposo e filho. “A gente espera essa festa o ano todo. O lugar é bonito e a cuca então, deliciosa”, opinou.

UMA FESTA DE OPORTUNIDADES

Em 2024, devido a enchente de abril e maio, a Festa do Café, Cuca e Linguiça teve a participação de vários segmentos. Paralelamente ocorreu a 6ª Expoveste, 5ª Expoflorir e 5ª Feira do Artesanato, além dos carros antigos. Oportunidade para todos venderem e alavancarem seus comércios. E no Parque Jorge Kuhn era notória a satisfação dos expositores. Lucas Bulegon, 21 anos, e o pai Luis, mais uma vez acreditaram no evento e se dizem satisfeitos. “A gente trabalha com fabricação de rapadura e agora de schmier e melado. Valeu muito a pena estar aqui”, frisou o jovem. Marcos Henrique Mewius e esposa Cátia são proprietários da marca Embutidos Mewius. O casal comemora as vendas. “Não contabilizamos ainda a quantidade, mas podemos afirmar que estamos muito satisfeitos. As vendas foram muito boas”, declarou Marcos. Para participar o casal se desdobra na produção. “Eu, minha esposa e meu pai tocamos a produção e colocamos gente para a venda. Além da linguiça tradicional, temos o salame e o salsichão. Estamos muito satisfeitos”, frisou Mewius.

CERCA DE TRÊS MIL CUCAS

Entre uma venda aqui, outra ali, a chegada de novas cucas, produção, vendas, faturamento, o expositor Dirceu Blauth fez uma primeira análise da sua participação na festa. Dirceu, que na semana passada dizia que estava fazendo uma aposta, neste final de semana se disse feliz com o evento. Entre ele, família e amigos, cerca de 16 pessoas estavam envolvidas entre produção, transporte e venda das cucas. “Muito além da expectativa. Estamos muito satisfeitos e queremos participar mais vezes”, frisou. O expositor ainda fará a contabilidade, mas acredita que cerca de três mil cucas tenham sido produzidas e vendidas nos dois finais de semana do evento. Na mesma estande o vendedor Paulo Garcia estava feliz em poder participar. “É um extra que a gente ganha no final de semana”, lembrou. Indagado de qual é a cuca mais procurada pelo público, Paulo afirma que foi a de linguiça e a novidade, cuca de café. “Esses dois sabores não ficam muito tempo sobre a mesa”, declarou. Shows musicais e apresentações culturais marcaram os quatro dias da festa.

ANÁLISE

A Festa do Café, Cuca e Linguiça foi promovido pela Associação Cultural de Picada Café, com apoio da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Esse foi o primeiro evento promovida pelo Município após as enchentes. A secretária Ivete Galhardo comemora a presença do púbico e negócios. “A festa foi um sucesso, pois atingimos um ótimo público. Os medos de que os eventos seriam prejudicados depois da enchente é assunto do passado”, declarou. As vendas acima da expectativa também são destacados. “Encerramos com muita alegria em todos os sentidos, o clima colaborou e o público veio pra consumir e comprar os produtos. Estou feliz por entregar mais um evento de sucesso em Picada Café”, destacou. A festa teve apoio da Emater e Andorra Café, e patrocínio de Sicredi, Sicoob, Cresol e Leve Quintal.

Sair da versão mobile