Região

Câmara de Dois Irmãos esteve lotada para palestra do Agosto Lilás

24/08/2024 - 16h13min

Dois Irmãos –  Mais de cem pessoas assistiram à programação do Agosto Lilás, realizada nesta quarta-feira (21-08) na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos.

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Dois Irmãos, por meio da Coordenadoria da Mulher e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), o evento especial contou com apresentações e palestra para promover a conscientização pelo combate à violência contra a mulher.

Conselheiras dos Direitos da Mulher com o palestrante

Apresentações 

O coral do Instituto Olívia do Bem abriu a tarde com três canções, acompanhado do músico e compositor Gustavo Fallavena. Na sequência as estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera, Nicole Haak Hanzen, Luísa Faustino dos Santos, Manuela de Quadros Buzzo e Thalia Cavalheiro, da professora Marina de Freitas, leram o conto Palavras, escrito pela professora e discutido com as estudantes, abordando o tema violência contra a mulher, mais especificamente o feminicídio. O conto é inspirado no livro Maria Degolada, Santa Assombrada, do escritor Caio Riter.

Depois foi a vez do psicólogo clínico cognitivo e Tenente Coronel da Reserva, Eduardo Ottonelli Pithan, conversar sobre como reconhecer, prevenir, evitar e impedir a violência doméstica contra as mulheres. Eduardo destacou os 18 anos da Lei Maria da Penha e a importância dos serviços públicos atuarem com as vítimas. Segundo o psicólogo, a violência contra mulheres no Brasil é uma questão grave e complexa, que afeta muitas mulheres em diferentes contextos. Durante a palestra, Eduardo apresentou vários dados que envolvem as mulheres, como a informação de que em 2022, 4,3 milhões de mulheres chefiavam domicílios sem cônjuges e com filhos de até 14 anos, enquanto apenas 501 homens eram responsáveis sozinhos pelos domicílios.

Professora e alunas da Escola Municipal Primavera

No final da palestra, Eduardo abriu espaço para perguntas e manifestações dos presentes, quando duas mulheres vítimas de violência compartilharam um pouco da sua história e dividiram a angústia do momento da ocorrência, com a dúvida a quem recorrer.

Representantes da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e o juiz da Comarca de Dois Irmãos, Miguel Carpi Nejar, também prestigiaram a atividade.

A coordenadora do Sine Dois Irmãos, Ivete Rambo, que interinamente responde pela coordenadoria da Mulher e também preside o CONDIM, agradeceu a participação de todos na palestra e destacou a relevância do tema. “Foi muito boa a atividade, tanto pela participação da comunidade, quanto pela palestra e apresentações do coral e das estudantes da escola Primavera”, comemora Ivete.

Coral do Instituto Olívia do Bem acompanhado do músico e compositor Gustavo Fallavena

Sair da versão mobile