Região

Câmara de Hortêncio aprova Orçamento Municipal de R$ 48 milhões

26/12/2025 - 14h14min

Atualizada em 26/12/2025 - 14h15min

Presidente do Legislativo fala em “fechar as torneiras”

São José do Hortêncio – Foi aprovado pela maioria dos vereadores, com a abstenção do vereador Fabrício Wust (Pício), o Orçamento Municipal do Município, referente ao projeto que estima a receita e fixa as despesas e detalha o percentual destinado a cada secretaria municipal. Chegou a ser realizada uma reunião na Prefeitura, com a presença do prefeito em exercício José Maurício Heck. Os vereadores acordaram que não haveria emendas e que fica a cargo do Executivo Municipal a aplicação dos recursos.
Sônia iniciou as explanações e explicou que havia a intenção de destinar valores maiores para outros setores, como é o caso das Obras, mas os vereadores chegaram á conclusão que não teria como tirar recursos da Saúde e da Educação. Valdir Dill (cacete) também disse que não teria como tirar percentuais da Saúde e da Educação, e Darci Cruss afirmou que é possível suplementar verbas se houver necessidade.
Pício retirou uma emenda que sugeria que baixasse de 25% para 10% o recurso livre, que não passa pela aprovação do Legislativo. Paulo Kunzler também defendeu que, se for necessário, há o recurso de suplementação de um setor para outro. Juliano reclamou que não sobrará um centavo sequer para as obras, devidos aos gastos na saúde e na Educação.
Adilson de Lima afirmou que é necessário união de todos para que as coisas aconteçam e que tudo dê certo e que se for necessário de faça um enxugamento das despesas. Olavo Spaniol fez um ofício referente aos gastos com a folha de pagamento. Segundo Sônia afirmou durante a votação, será necessário “fechar as torneiras”.

Sair da versão mobile