Conecte-se conosco

Região

Câmbio é essencial para o bem-estar na terceira idade

18/09/2025 - 09h57min

Atualizada em 18/09/2025 - 09h58min

Equipe de Presidente Lucena com o professor Deyves. Foto: Nadine Dilkin

Por Nadine Dilkin

Presidente Lucena – O educador físico Deyves Calazans é professor de câmbio no CRAS de Presidente Lucena há 3 anos. Ele destaca que a prática de atividade física na terceira idade é essencial para o bem-estar e para a manutenção da saúde física e mental do idoso.

“O câmbio está cada dia mais presente na vida dos idosos que participam de projetos sociais. São iniciativas que oferecem oportunidades para os idosos se encontrarem, fazerem amigos e combaterem o isolamento social. Além disso, melhoram a capacidade de realizar as atividades diárias, promovendo maior independência e qualidade de vida, proporcionando um envelhecimento mais saudável”, relata Deyves.

O câmbio é uma adaptação do vôlei voltada ao público Master (3ª Idade). No jogo, os participantes podem segurar a bola antes de passá-la aos companheiros e não é permitido saltar para arremessar em direção ao campo adversário, o que reduz o impacto nas articulações. O objetivo, assim como no vôlei, é não deixar a bola tocar o solo.

Mais do que um exercício físico, a modalidade promove a integração entre os atletas e incentiva uma rotina saudável, além de oportunizar intercâmbios esportivos com outras instituições.

Deyves Calazans – Educador Físico

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.