Região
Cartório Eleitoral de Estância Velha prepara mais de 180 urnas eletrônicas
Por Geison Concencia
Estância Velha – Faltam sete dias para o primeiro turno das eleições municipais, em todo o Brasil. No Cartório Eleitoral de Estância Velha, que atende os municípios da 118ª zona eleitoral, que inclui Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, as auxiliares técnicas preparam as mais de 180 urnas eletrônicas que serão distribuídas nessas quatro cidades.
Nesta semana, as urnas recebem as cargas, com o nome dos eleitores e os candidatos de cada seção eleitoral. O chefe de cartório, José Eduardo de Leon Marques, explica o preparo dessas cargas para as urnas, que devem durar pouco mais de uma semana. “Esse é um processo que vai até terça mais ou menos, para as 182 urnas, além das urnas de contingência, caso seja necessário trocar alguma delas. As urnas de Estância Velha serão distribuídas na próxima sexta-feira. Já em outros municípios, no sábado”, explica Marques.
Cada urna eletrônica, demora cerca de 10 minutos para ser preparada com as cargas. As técnicas também realizam o processo lacrar e armazenar as máquinas.
Nos quatro municípios mencionados, mais de 61 mil pessoas estão aptas a votar
Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena somam 61610 eleitores aptos a comparecer às urnas no dia 6 de outubro. Ivoti tem 14 zonas eleitorais; Estância Velha 22; Presidente Lucena 5; e Lindolfo Collor 6.
Em 2012, foram 53058 eleitores; em 2016, 56438; em 2020, 58651; e em 2024, 61610 eleitores. Números refletem a evolução do eleitorado nos quatro municípios.
Locais de Votação
Compartilhar página via e-mailCompartilhar pagina via FacebookCompartilhar pagina via WhatsApp
Nestas eleições, cerca de 8.000 locais de votação serão utilizados. Todos são previamente vistoriados pelos cartórios eleitorais para averiguação das condições físicas e técnicas dos prédios antes da instalação das seções.
Consulte seu local de votação nos seguintes canais:
WhatsApp Oficial do TRE-RS
Aplicativo e-Título: versão digital do título de eleitor. Na opção “Onde votar”, o aplicativo abrirá uma tela com o endereço e a seção do local de votação da pessoa. Além disso, dispõe de recurso de geolocalização, que guia a usuária(o) até sua seção eleitoral. Baixe-o gratuitamente na App Store e no Google Play.
Sítio do Tribunal Superior Eleitoral
A relação de locais de votação aptos, assim como a quantidade de seções eleitorais que cada um comporta, pode ser consultada nos canais do TRE.
Locais de votação aptos
A relação das seções transferidas de local pode ser consultada no site do TRE, em “Seções transferidas de local”.