Região
Cervejaria Adoma comemora 10 anos com evento no fim de semana
Amigos que costumavam produzir cerveja no pátio de casa hoje comemoraram os dez anos da Cervejaria Adoma. Marcelo Klein e Lucas Klauck fundaram a cervejaria em 2015, no bairro Harmonia, em Ivoti, e desde então vem comemorando ano após ano o sucesso do empreendimento.
Segundo relato dos sócios, a ideia de produção surgiu a partir da paixão por cerveja e da curiosidade pelo processo. O Marcelo já produzia cervejas desde 2005, onde iniciou com testes e se especializou com cursos a partir de 2009. Lucas iniciou em 2013 e ambos integravam um grupo de Cervejeiros Artesanais de Ivoti que realizava eventos cervejeiros em conjunto entre os participantes e foram estreitando relações. “No começo, a produção acontecia literalmente em casa. Quando começamos a fazer cerveja juntos, era em meio a churrascos na casa do Marcelo. Divertido, mas sempre bem trabalhoso. Porém o resultado era gratificante. Quando instalamos a fábrica foi diretamente na rua Duque de Caxias, onde iniciamos e aqui continuamos”, destacou Lucas.
Aos poucos, após a primeira brassagem de mil litros em 2015, eles começaram a crescer e a marca Adoma passou a ser conhecida e reconhecida em Ivoti e na região. “A maior dificuldade é o trabalho para nunca perder o controle do processo e deixar de ser uma empresa familiar, sempre buscando equilibrar o crescimento com qualidade. Desafio grande em conquistar mercado em meio a grandes marcas, mostrando a força de um produto local. E, claro, empreender no Brasil que tem seus próprios obstáculos: burocracia, custos e necessidade de adaptação” disse Marcelo. Ele relata ainda que a expectativa é de continuar crescendo com propósito, fortalecendo a experiência do cliente na Casa Adoma e trazer novidades em estilos e produtos na fábrica. Eles querem que a marca Adoma siga representando qualidade, proximidade e identidade local. “Que possamos continuar sendo motivo de orgulho para a região. Sabemos que nada foi construído sozinho. Muita gente fez e faz parte dessa história: familiares, colaboradores, amigos, fornecedores clientes e parceiros. Cada pessoa que passou por aqui deixou uma marca importante e faz parte do crescimento. Hoje a Adoma é celebrada e reconhecida pelo trabalho que foi e que é feito em conjunto. São 10 anos com muita história e propósito”, ressaltou.
Casa Adoma
“Tem uma parte da nossa história que a gente faz questão de lembrar: o quanto vivemos junto com o Núcleo de Casas Enxaimel e a Feira Colonial. Quando participávamos da feira, lá no início, o Núcleo abria só em dois domingos por mês, com movimento tímido. Mas que conseguimos identificar a energia daquele espaço e também da potencial que tinha a ‘Casa Copiada’, onde hoje está instalada a Casa Adoma”, recordou Lucas.
Segundo ele, a inauguração da Casa Adoma foi um momento marcante dentro desse processo de crescimento turístico em Ivoti. Depois que a Adoma abriu as portas no local, movimentando o espaço e atraindo turistas e moradores da cidade, a Feira Colonial começou a acontecer todos os domingos e, mais tarde, passou também para sábados, domingos e feriados. “É bonito olhar pra trás e perceber como aquele movimento foi crescendo, ganhando vida própria e atraindo novos comerciantes e expositores”, disse. Lucas ainda falou do orgulho de ver o Núcleo de Casas Enxaimel se transformar, ganhar fluxo, virar destino turístico e cultural, e saber que a Adoma fez parte dessa construção, junto com tantos expositores antigos do local que sempre batalham e tanto cuidam. “Mais do que fazer cerveja, a gente sempre quis fazer parte da história do lugar onde vivemos. A Casa Adoma ajudou a puxar um movimento que hoje é muito maior que nós. E isso é especial demais”, finalizou.
Histórico da Cervejaria Adoma
2015 – Espera pelos equipamentos, instalação estrutural da fábrica e a primeira cerveja produzida
2016 – Os primeiros rótulos e as primeiras receitas produzidas. Evento Torneiras Abertas, o primeiro grande evento: Festa da Bergamota em São Sebastião do Caí e o lançamento do chope de bergamota, preparado especialmente para festa e que é um sucesso mantido até hoje.
2017 – Expansão da fábrica, compra de novos equipamentos, lançamento do primeiro Adoma Festival (evento de rua em frente à fábrica) e a primeira Adoma Oktoberfest, participação em feiras e eventos importantes em outras cidades e participação na Feira Colonial no Núcleo de Casas Enxaimel.
2018 – Grande ampliação da capacidade, o 1º Kerb In Ivoti atendido diretamente pela fábrica, presença em diversos bares e eventos da região e também da fronteira do estado, show do Serginho Moah no aniversário em dezembro. Consolidação absoluta da marca.
2019 – Kerb In Ivoti. Reedição especial do Torneiras Abertas, mais edições do Adoma Festival com show da Chimarruts em agosto e da banda Maskavo no aniversário em dezembro.
2020 – Kerb In Ivoti, inicio da pandemia, dificuldade e pausa nas vendas, lançamentos dos growlers e grandes campanhas de solidariedade, lançamento do projeto da Casa Adoma.
2021 – Modernização da fábrica, inauguração do bar da fábrica: a Casa Adoma no Núcleo de Casas Enxaimel, com restrições devido à pandemia e o retorno devagar aos eventos.
2022 – Reformulação na fábrica para aumento da escala de produção, chegada de seis tanques de 8.000L cada, ampliação da Casa Adoma, reconhecimento da Casa Adoma em Porto Alegre como melhor Bar, criação de um novo evento: Adoma & Brasa Festival, valorização da Casa Adoma no turismo de Ivoti e principalmente no Núcleo.
2023 – Aumento da escala de produção com a chegada de dois tanques de 10.000L cada, panela nova para cozinha de brassagem, retorno ao Kerb In Ivoti e dos grandes eventos, 2ª Adoma Oktoberfest. Enchente na Casa Adoma e no Núcleo em junho, campanhas solidárias, reconstrução e retorno.
2024 – Kerb In Ivoti, lançamento da Adoma Espumantes, 3ª Adoma Oktoberfest, cerveja Helles comemorativa aos 200 anos de imigração alemã
2025 – Kerb In Ivoti, Casa Adoma, 4ª Adoma Oktoberfest e o principal Adoma 10 Anos, a maior comemoração da nossa história.
Programação 10 anos
Para comemorar os 10 anos da cervejaria, que é oficialmente no dia 1º de dezembro, uma programação intensa será realizada no fim de semana dos dias 29 e 30 de novembro na Casa Adoma, no Núcleo de Casas Enxaimel.
Sábado 29/11 (atendimento das 9h às 23h):
8h – Caminhada Adoma 10 anos
12h30 – Rafa Machado
14h30 – Grupo de Danças Alemãs Lustige Volkstanzgruppe Bergtal – NP
15h – Banda Black Tie
18h – Corpo e Alma
20h30 – Bibiana Bolacell
Intervalos DJ Maicon M
Domingo 30/11 (atendimento das 9h às 23h):
12h – Tiago Ochoa e Banda
14h30 – Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein de Linha Brasil – NP
15h – The Trinity Country Band
18h – Anderson e Matheus
20h30 – Brilha Som
Intervalos DJ Maicon M
Ingresso: R$20/dia. Vendas somente no local.