Conecte-se conosco

Região

Chama Crioula é recebida em Santa Maria do Herval 

20/08/2025 - 16h40min

Atualizada em 20/08/2025 - 16h47min

Centelha ficará na cidade até o dia 6 de setembro, quando será distribuída para os demais municípios. O prefeito Gilnei Capeletti, recebeu a centelha da Pátria, e o vice-prefeito Félix Alles, recebeu a Centelha da Chama Crioula Créd.  Bruno Wingert

Centelha ficará na cidade até o dia 6 de setembro

O prefeito Gilnei Capeletti, recebeu a centelha da Pátria, entregue pelo representante da Liga da Defesa Nacional, Comandante Márcio Régis Fagundes Créd.  Bruno Wingert

SANTA MARIA DO HERVAL – A Chama Crioula foi recebida na tarde desta quarta-feira, 20, em frente à Prefeitura junto com o Fogo Simbólico. A centelha ficará na cidade até o dia 6 de setembro, quando acontecerá a redistribuição no Piquete para os demais 11 municípios da 30ª RT. Essa é a primeira vez que o município fará a solenidade.

Na solenidade, o prefeito Gilnei Capeletti, recebeu a centelha da Pátria, entregue pelo representante da Liga da Defesa Nacional, Comandante Márcio Régis Fagundes, e procedeu com o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria no município. Já o vice-prefeito Félix Alles, recebeu a Centelha da Chama Crioula, entregue pelo coordenador da 30ª RT, Carlos Mozer, e procedeu com o acendimento da Chama Crioula no município.

O prefeito Gilnei Capeletti destacou a alegria do município em ser o ponto de distribuição para toda a região. “Para nós, é um orgulho pela primeira vez receber a Chama Crioula. Esse gesto deve inspirar cada Hervalense a cultivar o respeito pela pátria, e manter viva a tradição Gaúcha. Pela qual temos o privilégio, em viver num estado que possui uma cultura tão própria”.

Prefeito Gilnei Capeletti e vice Félix Alles Créd.  Bruno Wingert

 

GERAÇÃO DA CHAMA

Tradicionalistas percorrem diversos quilômetros com a Chama Crioula Créd.  Bruno Wingert

A geração da Chama aconteceu no último sábado (16), em Caxias do Sul. Cavaleiros da 30ª Região Tradicionalista reuniram cerca de outros mil de todo o RS durante a cerimônia.

Os tradicionalistas percorrem diversos quilômetros até chegaram ao Herval, e continuaram realizando a guarda no Piquete até a entrega oficial nesta quarta-feira. “Foi bem tranquilo, só muitos morros e descidas que judiaram um pouco”, disse Cesar Amarelo, um dos cavaleiros de Dois Irmãos que integra o grupo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.