Conecte-se conosco

Região

Chegada do outono alerta para a prevenção de doenças respiratórias virais

15/03/2024 - 10h11min

Dr. Jorge Alberto Pires Pereira é médico pediatra (CRM 15.881) (Foto: Nicole Pandolfo)

Especialista de Dois Irmãos aponta a vacinação como melhor forma de proteção

Por Nicole Pandolfo

Dia 20 de março nos despedimos do verão e, com a chegada do outono, inicia-se a um período de maior variação térmica: frio pela manhã, calor durante o dia.

Essa oscilação de temperaturas pode ter uma consequência desagradável para a saúde: “O nosso organismo fica mais suscetível a doenças respiratórias a partir do momento que se tem uma quebra do equilíbrio imunológico e isso começa acontecer no período do outono e início do inverno”, explica o médico pediatra Dr. Jorge Alberto Pires Pereira. Ele lembra que, algumas faixas etárias são ainda mais suscetíveis aos processos virais respiratórios, como crianças e idosos. No caso dos pequenos, o que parece iniciar como uma simples gripe pode evoluir para um quadro sério: “Geralmente no primeiro ano de vida, é aquele terror das mães: a bronquiolite, que pode levar à pneumonia. A criança acaba internando no hospital, em função da dificuldade respiratória, causada pelo vírus”, relada o Dr. Jorge.

Vacinação é a melhor estratégia

Segundo Dr. Jorge, é previsto que dois vírus terão destaque neste ano: A Covid e o vírus da Influenza. No caso da Covid, Jorge alerta para a importância da vacinação desde cedo: “Depois de muitos estudos feitos pelas nossas entidades científicas de pediatria, chegou-se à conclusão de que a vacina da Covid é segura e reduz o número de casos”, ele disse lembrando que a vacina da Covid está disponível na rede pública de saúde.

No caso do vírus da Influenza, Dr. Jorge destaca a vacina da gripe Tetravalente 2024, já disponível na Clínica de Vacinas Imunoprive, que protege contra 2 vírus da gripe A e dois da gripe B.

A diferença para a vacina da influenza ofertada pelo sistema público de saúde está na cobertura de proteção, já que a vacina disponível pelo SUS protege contra apenas 3 vírus: dois da gripe A e apenas um da gripe B.

Clínica Imunoprive

Na Clínica de Vacinas Imunoprive, além da vacina da gripe, estão disponíveis diversas outras que funcionam na prevenção de doenças de inverno, como a Pneumo 13 e a Pneumo 15, lançada recentemente para pneumonias, otites e sinusites. Mas a chegada do frio também facilita a disseminação das meningites. Na Clínica, estão disponíveis a vacina Meningo ACWY e a Meningo B, recomendada para proteção de crianças, adolescentes e adultos. Ela é responsável por prevenir meningites e infecções causadas pela bactéria meningococo do tipo B, “a pior de todas, que pode causar uma infecção generalizada e levar ao óbito a criança ou o adulto nas primeiras 12 horas”, alerta o Dr. Jorge.

Agende sua vacinação

A Clínica de Vacinas Imunoprive atende adultos e crianças por agendamento, através dos telefones 51 3564 1937 e 51 9 9707 1937.

 

A Clínica de Vacinas Imunoprive fica na Av. São Miguel, 1000, sala 101, no Centro de Dois Irmãos

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.