Região
Chuva acima da média em dezembro acontece pelo segundo ano consecutivo
Região – Com a chegada do verão próxima, marcada para dia 21 deste mês, a alta frequência da instabilidade e a queda nas temperaturas revelam uma mudança no clima para a estação, que pode ter começado em 2023.
Por conta das enchentes, a crescente incidência de chuvas no estado preocupa a população. Na mesma época, no ano passado a média da precipitação chegou a 219mm, acumulado semelhante ao de junho deste ano. A maior diferença entre dezembro de 2023 e 2024 está nas temperaturas, já que diversos sistemas de baixa pressão estão entrando no estado, tornando o clima mais ameno este ano. Enquanto os termômetros registravam marcas próximas aos 40 graus, já na metade deste mês o clima dificilmente ultrapassou dos 30ºC.
Já em relação as chuvas, ao longo dos últimos cinco anos, uma grande oscilação atingiu a região, mantendo a média em 93,5mm para o último mês do ano.
Dados disponibilizados pela MetSul meteorologia demonstram que a chuva não dará trégua, e que os poucos períodos de estabilidade trarão o típico calor de dezembro. Até o dia 15, o registro de precipitação em Ivoti marcou 110,5mm, acumulado que supera os meses de outubro e novembro com facilidade, que registraram apenas 97 e 95 milímetros respectivamente.
Mesmo com o aumento no volume, a média dos últimos 30 anos de chuva revela que dezembro continua sendo um dos meses mais chuvosos em Ivoti. Confira na tabela: