Conecte-se conosco

Região

CICLONE EM DOIS IRMÃOS: “A ajuda tem sido muito grande, o povo do bairro é muito unido”

21/06/2023 - 11h23min

Dona Rosa ao centro, filha Arline Seib e neta Dandara Bender (FOTO: Bruno Wingert)

Por Bruno Wingert

Dois Irmãos – As famílias que residem no Portal da Serra, assim como as demais bairros, também foram afetadas pela força do ciclone extratropical. Em geral as partes mais baixas do bairro foram atingidas pela enchente. Muita gente perdeu tudo e as histórias são emocionantes. Uma delas foi a que marcará a vida da família de Rosa Sieb.

Moradora da localidade há 25 anos, ela relata que nunca passou por isso antes. “Foi muito assustador tudo o que aconteceu, era muita água acumulada, deu muito medo naquela hora, espero nunca passar por isso novamente”, destaca Rosa.

MOMENTOS DE TENSÃO

Sua Filha Arline Seib e neta Dandara Bender moram atrás da casa de Rosa e perceberam o avançar da água. “Era 21h30 quando começou a inundar a minha casa e isso foi crescendo cada vez mais, então minha maior preocupação era retirar minha filha e minha mãe da moradia”, conta Arline.

Com a noite passando a água foi aumentando. “Com a ajuda de um vizinho, conseguimos tirar minha mãe e minha filha. Elas foram se alojar na casa de um conhecido. Eu fiquei na residência ainda tentando salvar algumas roupas e documentos e principalmente remédios da minha filha”, contou a moradora.

Arline conseguiu juntar duas malas de roupas para salvar e duas sacolas com documentos, mas ao mesmo tempo ficou desesperada com o nível de água e gritou pedindo ajuda. “Com uma lanterna na mão fiquei fazendo um sinal de luz e pedindo ajuda e gritando socorro, até que outro vizinho veio me socorrer e consegui sair da casa”, relata Arline.

Casa debaixo da família debaixo da agua (Créd. arquivo pessoal)

Alagamento e perdas

A família conta que água chegou a cobrir praticamente toda a casa. “Toda a moradia ficou inundada. Foi quase até o telhado, só ficou a parte de cima que não alagou. Muito assustador e horrível”, destacou a família.

AJUDA

A família faz questão de ressaltar e agradecer toda ajuda que tiveram dos vizinhos e conhecidos do bairro que encarraram a forte correnteza para ajudar o próximo. “Agradeço toda a ajuda e o carinho das pessoas do bairro que tiveram com a gente”, contou Arline.

“Desde sexta estamos recebendo doações comida, lanches e material de limpeza, a ajuda tem sido muito grande, o povo do bairro tem sido muito unido em colaborar com nós, e isso fazemos questão de agradecer. Também ressalto toda ajuda da Prefeitura e da Assistência Social que estiveram de prontidão para nos ajudar”, destacou a família.

Casa cheia de barro logo após a enchente

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.