Região

Com alerta de novo ciclone, Lindolfo Collor adota medidas de precaução

07/07/2023 - 10h59min

Atualizada em 07/07/2023 - 11h04min

Lindolfo Collor – A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta aos municípios gaúchos, diante da possibilidade de passagem de um novo ciclone, com chuva potencialmente elevado em vários pontos do território do Rio Grande do Sul. Diante disso, a Prefeitura de Lindolfo Collor se reuniu na quinta-feira, para planejar medidas de ação, caso  venham a ocorrer, novamente, transtornos.

Nas chuvas do dia 16 de junho, o município foi um dos mais atingidos de todo o Estado, com uma grande enchente que deixou mais de mil pessoas desabrigadas. Agora, para evitar que a comunidade seja surpreendida novamente em caso de transbordo do Arroio Feitoria, toda a equipe da Administração Municipal estará de prontidão.

De acordo com o prefeito Gaspar Behne, será feito o controle do nível de chuva e dos rios. “Todo o secretariado já está orientado. Teremos veículos de prontidão, caso sejam necessários serem utilizados”, explica.

Gaspar também pontua que, a comunicação com as demais prefeituras, será essencial para evitar novos transtornos como os que ocorreram há cerca de 20 dias. “Estaremos em contato frequente e, se o nível do rio elevar nos municípios lá de cima, como é o caso de Dois Irmãos, vão nos avisar e nós vamos começar a agir aqui, porque as águas demoram a descer de lá para cá”, destaca.

Desassoreamento

O prefeito Gaspar Behne recebeu recentemente em seu gabinete o prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann. Ambos vão unir esforços para realizar o desassoreamento do Arroio Feitoria, de maneira que, quando houver um grande volume de água, as moradias não sejam novamente atingidas pelas águas. Estavam presentes no encontro o vice-prefeito Gilnei Prass e o presidente da Câmara, Alcírio Wiedthauger.

Gaspar Behne entrou em contato com o Governo do Estado para fazer um sobrevoo de helicóptero desde a extensão da Cascata São Miguel, passando por Ivoti e Lindolfo Collor até o Rio Cadeia. A ideia é fazer uma avaliação da área do Rio Cadeia.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário