Conecte-se conosco

Região

Começa nesta quinta-feira o maior Kerb do Brasil: 194º Kerb de São Miguel segue até domingo celebrando a tradição

27/09/2023 - 18h02min

Atualizada em 27/09/2023 - 23h45min

Começa nesta quinta-feira a festa que une devoção e preserva as raízes culturais da cidade; hoje, o dia foi dedicado a organizar os últimos detalhes para receber os visitantes (FOTO: Nicole Pandolfo)

Festividade acontece no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante

Por Nicole Pandolfo / Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Está chegando o grande dia. Começam nesta quinta-feira, 28, os festejos do maior Kerb do Brasil: o Kerb de São Miguel. A 194° edição segue ao longo de quatro dias, até domingo, dia 1° de outubro.

As celebrações acontecem no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante, com programação diversificada e pensada para todas as faixas etárias. Contará com muitas atrações musicais e teatrais, bandinhas, grupos de danças folclóricas, desfile temático, grupos festivos e muito mais. VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLICANDO AQUI. 

Kerb vai acontecer ao longo de quatro dias, no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante, além das ruas centrais (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Kerb das Escolas e Baile da Terceira Idade

Nesta quinta-feira a programação inicia às 8h com o Kerb das Escolas, com missa e procissão religiosa.

Às 14h terá o tradicional baile da terceira idade na Sociedade Santa Cecília, com a Super Banda Real.

Ainda durante a tarde, no Largo, terá Baila Baila e Macega. Às 19h, a festa será com Banda K’Necus, encerrando o primeiro dia.

A quinta-feira começa com o Kerb das Escolas (FOTO: Volmir Muller / arquivo)

Sexta-feira: dia de São Miguel

Sexta-feira, 29, é o momento central da festividade. Celebra-se o dia de São Miguel Arcanjo – santo padroeiro de Dois Irmãos.

Conta a história, que em 1827 partiu da cidade de Hamburgo, na Alemanha, um veleiro chamado Cecília, levando pessoas em busca de melhores condições de vida nas terras brasileiras.

Mas no caminho a caravela enfrentou uma forte tempestade. Tudo parecia estar perdido e, em meio a um eminente naufrágio, os colonos fizeram a promessa que, se fossem salvos e se conseguissem chegar ao Brasil, o santo padroeiro do dia da chegada seria comemorado por todas as gerações de descendentes.

E foi assim, no dia 29 de setembro de 1829, que eles chegaram a “Baumschneiss” que mais tarde seria denominada Dois Irmãos. E até hoje essa promessa é mantida.

Para tanto, a sexta-feira começa com cultos e missa das igrejas Evangélicas, Luterana e Católica – que, depois, seguem em procissão até a frente da Sociedade Santa Cecília, onde acontece a abertura oficial do Kerb, além da tradicional polonaise.

Sexta-feira, após o desfile, acontece a tradicional polonaise na Sociedade Santa Cecília

Às 14h, no Largo Felippe Seger Sobrinho, terá o evento de contagem regressiva para os 300 dias do Bicentenário da Imigração Alemã. Uma das grandes atrações da sexta-feira é às 17h, com a Super Banda Santa Cruz, e para fechar, a partir das 20h, terá a apresentação da Banda Cavalinho.

Sábado e domingo:

No sábado, 30, a programação inicia às 10h. Terá teatro, dança e jogos germânicos. A Av. 25 de Julho receberá o Bierwagen, um tradicional caminhão que distribui alegria, cultura e chopp. Às 18h, o Largo Felippe Seger Sobrinho será o palco para a Banda Os Atuais. Finalizando, às 20h, terá apresentação do Musical Monte Carlo.

O último dia, 1°, inicia às 10h na Praça do Imigrante com a Bandinha Típica Farristas. No Largo Felippe Seger Sobrinho, às 10h, tem banda Baila Baila; às 13h30 às festividades serão comandadas pela Banda Choppão. Um clássico do Kerb de São Miguel é o Desfile Temático, ele acontece às 15h30, na Av. 25 de Julho. E para finalizar a grande programação, às 19h, a Banda do Barril encerra as festividades do 194° Kerb de São Miguel.

Preparação cuidadosa para receber o público

Estrutura do Kerb recebeu os últimos ajustes nesta quarta (27) (FOTO: Nicole Pandolfo)

O mau tempo não atrapalhou em nada as equipes encarregadas dos últimos ajustes. Na tarde desta quarta-feira, a estrutura recebeu correções e a vistoria dos Bombeiros.

De um lado do Largo Felippe Seger, funcionários da Prefeitura faziam ajustes no palco principal do evento e arrumavam detalhes da estrutura, do outro, empresários do ramo de alimentação organizavam seus espaços nos estandes. As torneiras do chope Hunsrück já estão alinhadas esperando pela bebida. A chuva fina e constante não diminuiu o ritmo de quem trabalhava.

Edson Maicá, secretário de Desenvolvimento Econômico, está otimista em relação a previsão do tempo, mas caso chova, garante que os espaços do evento irão abrigar bem os festeiros. “As áreas de shows e praça de alimentação estão cobertas, a chuva não será problema”, ele afirma.

Locais cobertos irão abrigar festeiros em caso de chuva (FOTO: Nicole Pandolfo)

O prefeito Jerri Meneghetti acompanhou os últimos detalhes da preparação da festa e lembra que o Kerb é a representação maior das raízes culturais da cidade. Além disso, o prefeito citou a relevância econômica que o evento representa para Dois Irmãos. “Há um retorno econômico que vem através dos turistas que são atraídos pela festa e também pelo fomento do comércio, cervejarias e indústrias locais.”

Chopp oficial é da Hunsrück

O chopp oficial desta edição é da Cervejaria Hunsrück, que contará com mais de 60 chopeiras espalhadas pelo espaço do Kerb, em seis pontos de venda, além do espaço da praça de alimentação que contará com diversas opções.

Ingressos somente sábado e domingo

Será cobrado ingresso no valor de R$ 15 nos dias 30 de setembro e 1º de outubro (crianças até 8 anos não pagam, pessoas acima de 60 anos e estudantes que apresentarem a carteirinha têm meia entrada).

O ingresso antecipado é R$ 10 e pode ser adquirido de forma on-line ou em pontos de venda físicos

Haverá três bilheterias nas entradas em formato de casinha. Não é permitida a entrada com cooler, garrafas, aparelhos de som de qualquer tamanho, ou objetos nocivos.

Dois Irmãos vai abrir contagem regressiva para o Bicentenário

Relógio ficará defronte à Antiga Matriz (FOTO: PMDI)

Nesta sexta-feira, 29, acontecerá uma cerimônia solene que marca a inauguração do relógio especial com contagem regressiva de 300 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.

O evento acontece às 14h, no Centro, com a logomarca alusiva a data e com o contador regressivo para a celebração do Bicentenário que ocorrerá em 25 de julho de 2024.

O relógio será estrategicamente instalado entre a Av. São Miguel e a Rua São José, nas proximidades do Largo Felippe Seger Sobrinho – defronte à Antiga Matriz –, criando um ponto focal que destaca a importância dessa data emblemática.

O prefeito Jerri Meneghetti destaca que o “Estado está comemorando a vinda dos imigrantes alemães e Dois Irmãos está inserido nas festividades, demonstrando o orgulho pela sua história, unindo passado e presente em celebração à herança alemã.”

Passe livre no feriado

No feriado de São Miguel, nesta sexta-feira, terá passe livre no transporte urbano (circular) n

Nos seguintes horários do circular: 06h20/07h/11h/12h/13h/18h/19h

Desfile Temático será inspirado no Bicentenário da Imigração Alemã

Desfile lembra da imigração alemã (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Com o tema “Rumo ao Bicentenário da Imigração Alemã – A Tradição mora aqui!”, o tradicional desfile do Kerb de São Miguel acontece no domingo, 1° de outubro, a partir das 15h30, na Av. 25 de Julho.

Segundo a responsável pela organização, Thaís Backes, o desfile tem prevista a participação de 400 pessoas, de oito entidades, escolas municipais, pessoas da comunidade e representantes de 13 municípios da Rota Romântica.

O desfile promete marcar de maneira grandiosa os festejos do Bicentenário. Será uma jornada repleta de narrativas históricas e um tributo ao orgulho nutrido pelo rico legado dos imigrantes, ressaltando a coragem e dedicação do povo que aqui encontrou um lar e edificou suas conquistas com amor e trabalho árduo.

O desfile terá uma ala dedicada à representação simbólica da imigração, unindo Brasil e Alemanha através de gestos de afeto, abraços e a demonstração da união que prevalece sobre as diferenças culturais.

Brigada Militar reforça efetivo e terá apoio na segurança

Efetivo terá reforços durante os quatro dias de evento (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Para que o evento possa ser um grande encontro de amigos e famílias, todo o local contará com o resguardo da Brigada Militar que, através do apoio dos efetivos da Rocam, Força Tática e Cavalaria, fará a segurança da festividade.

Rocan do 3º e 25º Batalhão e Polícia Militar (BPM). Força Tática dos dois e do 32º BPM e Cavalaria do 4º Regimento de Polícia Montada (RPMon). Além do aporte de horas extras com efetivo ordinário do 32º BPM”, explica o comandante local, tenente Elton Dhein.

Tenente Elton, comandante local

Qualquer situação de emergência ou denúncias podem ser encaminhadas à BM pelo 190, 3564-1193, 3564-6872 e também WhatsApp 51 98501-6695.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.