Região
Começa obra de desassoreamento do Arroio Pirajá em Nova Petrópolis
A obra de desassoreamento do Arroio Pirajá, em Nova Petrópolis, teve início nesta quarta-feira, 13. A intervenção integra o programa Desassorear RS, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR), do Governo do Estado. O início dos trabalhos, realizado na localidade de Linha Pirajá Baixa.
Programa faz parte do Plano Rio Grande com principal objetivo de prevenção
O objetivo do Desassorear RS é executar serviços de desassoreamento, limpeza de canais, córregos, rios e galerias de drenagem que foram afetados durante a enchente de 2024. O programa faz parte do Plano Rio Grande e beneficia Municípios que decretaram situação de emergência por conta das chuvas intensas do ano passado.
Em Nova Petrópolis, dois arroios foram contemplados pelo programa Desassorear RS. Um deles é o Arroio Pirajá, que terá o serviço executado em um trecho de dois quilômetros. O outro é o Arroio Paixão, que receberá o serviço na extensão de cinco quilômetros.
Em Nova Petrópolis, dois arroios foram contemplados pelo programa Desassorear RS
“O desassoreamento é uma ação muito importante para prevenir alagamentos e melhorar o fluxo da água, especialmente após os impactos da enchente do ano passado. É um trabalho que vai trazer mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem próximas aos arroios”, destacou a secretária Denise Maltoni Bino.
O prefeito Daniel também ressaltou a relevância do programa. “Essa é uma obra aguardada pela comunidade e que representa um passo importante na recuperação dos danos causados pelas chuvas. Além de melhorar a infraestrutura hídrica, estamos cuidando da segurança e do bem-estar da população”, disse.
A obra de desassoreamento do Arroio Pirajá, teve início nesta quarta-feira, 13