Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 05/02/2026

05/02/2026 - 06h11min

Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel

SEIS
Neste ano serão 5 eleições e você pode votar em 6 candidatos, pois são 2 senadores. Você lembra em quem votou há 4 anos? E em qual candidato a governador votou em 2018?

NÃO VAI SER FÁCIL
Este ano de 2026 vai ser um ano diferente. E vai passar voando! São 12 meses, mas só restam 11 meses (a partir de domingo, começa fevereiro). Além disso, tem tanto feriadão, passa de 10, que se somar todos os “dias úteis” que vão ser feriado e emenda de feriado, já vai dar o equivalente a mais de duas semanas.

COPA DO MUNDO
Além disso, em junho e julho tem Copa do Mundo e quando tem jogo do Brasil tem a famosa parada, que as firmas têm que parar, dispensar todo mundo e recuperar outro dia. Se o Brasil avançar para outras fases, coloca aí mais uma semana de “folga”.

ELEIÇÕES
E, por fim, tem eleições para governador, deputados, senador e presidente. Polarizando ou não, apesar das eleições serem em dois turnos, sempre em domingos, pode anotar aí mais alguns “atrapalhos” nos dias úteis de trabalho.

VAI VOAR
Ou seja, se 2026 tem 12 meses, mas só restam 11 meses, podemos dizer que só falta 10 meses para encerrar o ano. Se você já achou ruim, calma que vai piorar. Seguindo nossa teoria, a gente brinca que dezembro não conta, pois passa tão rápido, mas tão rápido, que parece uma semana só e não um mês de 31 dias. Dessa forma, 2026 vai passar tão corrido que, em teoria, em 9 meses estaremos em 2027. É só uma metáfora, uma brincadeira, pois quem vai dizer se o ano voou ou não, é você e o que fizer ao longo do ano.

DESAFIADOR
Se para quem adora viajar o ano vai ser bom de tanto feriadão, para quem tem empresa ou é empreendedor e precisa trabalhar para receber (ou prestar serviço) vai ser dureza.
Este ano vai ser desafiador, pois somando os feriadões, as paradas para os jogos do Brasil, mais os dois turnos das eleições, certamente vai dar mais de um mês sem trabalhar, ou seja, quase 10% dos dias úteis não serão mais dias úteis. Mas, ligue seu alerta e se planeje para depois não reclamar!

MENSAGEM POSITIVA
Hoje, vamos com uma mensagem positiva do dia diferente, não é uma frase bíblica, nem uma frase de algum pensador famoso. É apenas um fato para rebater a mensagem de ontem, se era cedo ou tarde demais para agir e mudar os rumos de 2026: “Em 2009, o Facebook rejeitou dar uma vaga (emprego) para o jovem chamado Brian Acton. Cinco anos depois, ele vendeu o Whatsapp (que ele criou) para o próprio Facebook por 19 bilhões de dólares. Lembre-se que todo não pode ser o início de um grande sim”, este conteúdo foi compartilhado pelo The News e é nossa mensagem do dia. Abençoada semana!

Sair da versão mobile