Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 20/02/2026

20/02/2026 - 07h00min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo ToniDandel

 

CARNAVAL

O Carnaval passou, não fosse pelas pessoas da cidade que aproveitam para viajar, ir para o interior ou para a praia, a gente nem perceberia “o feriado”. Muitos comércios estavam abertos, idem às fábricas.

CONSERVA

Realmente, o Carnaval não é uma festa comemorada aqui na cidade – e nem na região “aqui para cima”. Nem parece Brasil, um país tão grande, com tantas culturas diferentes. Por falar nisso, o que você achou da dita escola que colocou as pessoas religiosas em latas de conserva?

Sabe o que eu penso? Nada. Me perguntaram o que eu acho. Não acho nada. Não sou carnavalesco, então, porque isso importa? E porque o ocorrido naquela escola de Niterói não me surpreende?

OPINIÃO

Não gosto de Carnaval – e nada contra quem goste dessa festa. “Lanzam”, não precisamos brigar. É apenas um gosto meu, assim como uns gostam de praia, outros gostam de serra, assim como uns gostam de frio e outros, de calor. Aliás, eu posso não gostar de Carnaval e de festa alguma, e daí? Ah, mas a escola fez campanha política para um candidato? Ok, está errado, está errado o STF que agora calou, mas… Mas se alguém for definir o candidato por conta de uma escola de samba, me desculpe!

CARNAVAL

Mas, enfim, o que quero dizer é que não vou perder um minuto falando da tal escola, que misturou política, que criticou quem acredita em Deus, nem nada. Não é uma festa que me representa e mal sei o que é uma escola de samba. “Deixa eles”, no Carnaval  deles. O Brasil é isso! Em vez de se preocupar com o que uma escola de samba fez, a qual a gente nem sabia da existência, vamos usar este tempo para cortar a grama, capinar o terreno, fazer uma oração a Deus pelos enfermos ou ler um livro, ouvir uma música, bater um papo com um familiar idoso ou tirar aquela dúvida do filho – cujo tempo “você nunca tem”. Mas, para quem curte Carnaval, escolas, blocos, parabéns, cada qual com suas preferências, assim como eu torço para o time azul, você para o vermelho, outro torce para o alvi-negro, para o rubro-negro e por aí vai… Enfim, a coluna nem é para debater estas coisas, mas…

RÁPIDAS

– Hoje tem bingo restaurante do União, Estação Sabor & Lazer, em parceria com o grupo Amigos dos Autistas, amanhã tem “Resenha no Biergarten” com Lucas e Felipe.

– Conforme a gente já tinha ouvido um zum-zum no ano passado, a Wirth da Walachai fechou, mas graças a responsabilidade da grande família Wirth, a primeira e mais antigas das grandes indústrias, não haverá demissões. Meus parabéns pela atitude! A culpa? Do tarifaço do Trump e da nossa política econômica do Lula!

– Por falar no nosso calçado, nessa semana Dois Irmãos se despediu do Syrio Braun, aos 92 anos, ele que foi fundador, com a família, da Calçados Segundinho, nos anos 50 ou 60. Meus sentimentos.

– A mensagem positiva do dia: “O começo já é a metade do caminho”, abençoada semana!

 

 

Sair da versão mobile