Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 26/01/2026
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
AS PRAIAS DE DOIS IRMÃOS
Dias atrás o vice-prefeito Juarez Stein me passou algumas páginas que escreveu sobre “As praias de Dois Irmãos”. Nele, aborda uma história que poucos da atualidade conhecem: Dois Irmãos já “teve praias de água doce”. Sim, haviam muitos balneários em anos idos. Quem é das antigas vai lembrar. E você lembra onde eram esses balneários?
Quem quiser ler este texto completo que fala dos balneários do passado, pode pedir o link ao Juarez ou procurar na internet que vai localizar.

JUAREZ
Por falar nisso, no ano passado ou retrasado a gente fez uma matéria com o vice-prefeito Juarez Stein e o destaque é que ele tinha uns 30 anos de vida pública, tendo sido prefeito a primeira vez em 1997, mas antes já tinha sentado na cadeira de prefeito interinamente, como vice do Renato. Realmente, merece os parabéns, pois é uma das vidas públicas mais extensas da nossa história recente.
OUTRO
Pois bem, acredito que temos outro nome que já pode pedir música no Fantástico pelo mesmo motivo. A nossa reportagem está entrevistando, de modo informal (via Zap) alguns secretários municipais para balanço do “ano velho” e expectativas para o “novo ano” e ali tem um nome que também está há uns 30 anos na vida pública. Quem é ele?
Amanhã a gente conta.
NÃO QUER CALAR
Dias atrás falamos dos candidatos que Dois Irmãos terá nas eleições de 2026. Atualmente é Marcel e Tânia, mas como disse, sempre tem alguma surpresa e algum outro nome lançado de última hora. E, pelo visto, a “previsão” pode se confirmar, pois um terceiro partido pode ter um candidato a estadual daqui. Quem me contou foi o Tigrão, e ele sabe tudo de política. Quem será? Com a palavra, o Tigre…
RÁPIDAS
– Já temos eventos lançados na cidade: vem aí o Bingo da Liga e a APAE também já divulgou seu primeiro evento beneficente. E temos, também, a rifa da Walachai, que vai sortear uma moto ou R$ 9 mil.
– O barulho das motos nos domingos pela manhã é ensurdecedor na BR-116. Quem mora no Centro já sofre, imagina moradores do Floresta, ali pertinho.
– Com o calorzinho do final de semana, será que o verão resolveu dar as caras? E aquele clima bom de primavera, foi embora em definitivo?
– Mas, não se assuste, afinal, quem aí lembra que em pleno inverno a gente teve temperaturas de 27 graus no ano passado? E no ano retrasado também! Quem lembra?
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Quem quer tudo na realidade não quer nada e não consegue nada”, de Friederich Hegel, filósofo alemão.
