Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 26/08/2025
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
FIM DA PICADA
-Ao longo da vida já vi levantamento sobre tudo, mas este último é de perder os butiás do bolso. Vou explicar!
-Tem aquele que o brasileiro trabalha 5 meses por ano para pagar impostos, tem aquele outro que diz que a classe média trabalha de maio a setembro para pagar por serviços privados que já pagou ao governo (como plano de saúde, mensalidade de creche, vigilância da rua, seguro do carro e por aí vai)… e agora essa outra, sobre as dívidas.
– Saiu uma lista de que os brasileiros trabalham quase um mês e meio por ano para pagar juros. São 5 meses para impostos, mais 4 ou 5 meses para custear “nosso conforto” (que o governo já nos cobra) e agora mais 1,5 mês para os juros.
– Ou seja, daqui a pouco, a gente vai trabalhar, trabalhar e trabalhar, sem sobrar um tostão furado. Ops, isso já está acontecendo!
LIVROS
A Feira do Livro foi um sucesso. Essa fórmula de fazer na praça, sempre dá certo, pois coloca os livros onde o povo está. Meus parabéns aos organizadores! Além disso, sempre digo que Dois Irmãos é uma cidade que lê muito – e também tem um patrimônio de leitura quase inigualável.
Por falar em levantamento, uma certa vez, há uns 15 anos, fiz um levantamento de quantos livros tinha em nossas bibliotecas e deu um número expressivo. Sabe aqueles cálculos do PIB per capta que se faz? Neste tipo de cálculo, pega a riqueza produzida pelo país (ou município) e divide pelo número de habitantes e teremos o “PIB por pessoa”.
Então, fiz algo assim, somei por alto quantos livros tinha na biblioteca pública mais algumas bibliotecas de escolas e dividi pelo número de habitantes. Foi um número muito expressivo. Já não lembro quanto, mas registrei na Começo.
Na época, quando as vendas online ainda engatinhavam e o entregador da Magalu e Casas Bahia (que tempo, senhores!) contou que entregava uns 10 ou 15 livros por semana nas casas daqui. Então, se você somasse os livros que as pessoas tinham em casa, mais as bibliotecas…
Em tempo: não estou incentivando compras online, apenas trazendo uma informação de “tempos remotos” sobre livros!
Então, que lição podemos trazer disso? Imagina a gente somar o número de livros nas bibliotecas, mais as vendas de livros na feira do livro que finalizou domingo, mais as mini-bibliotecas particulares, vamos ter um número bem expressivo de livros por habitante. Com certeza, muito mais (mas muito mesmo!) livros do que habitantes.
– Hoje, a mensagem positiva do dia traz duas lições, uma de temperança e outra de silêncio: “Não coma demasiadamente, não beba até a embriaguez” e “não diga nada além daquilo que beneficie outros ou você mesmo, evite conversas tolas.” Abençoada semana!
