Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 26/11/2025
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
VEREADOR
Toda cidade tem um vereador que, ao saber de alguma obra que está no forno, corre na frente e faz um pedido ou uma indicação daquela obra. Se sabe de uma pavimentação ou posto de saúde que está para “nascer”, corre, coloca no papel esperando que, quando a obra for feita, leve alguns louros por isso. O famoso padrinho de obra.
Se você está lendo este comentário em Dois Irmãos, certamente deve estar dizendo que estou falando do vereador “fulano”. Se você está lendo esta coluna em Ivoti, Estância ou Picada ou qualquer outro município também deve estar pensando que estou falando do ‘beltrano’. Ou seja, cada município tem o vereador da obra pronta, o famoso padrinho de obra.
DEPUTADOS
Todo Estado também tem um deputado que faz a mesma coisa. Ele indica a obra, ele pede a obra que vai ser feita, “antes de estourar” a história ou antes do povo descobrir que vai ser feita. Tem roçada na BR-116? Vem o político e diz: “fui eu que pedi”. Tem internet chegando lá naquele rincão distante? Vem o político e diz “fui eu que sugeri”. E assim vai.
PRIVILEGIADA
A famosa informação privilegiada, que, na política é comum – mas é crime em se tratando de Bolsa de Valores, por exemplo. Mas, na política é mais normal do que você imagina, em qualquer Legislativo. Mas, as vezes, é “só coincidência”, o tal político nem sabe que a obra “vai nascer” e da a coincidência de ser feita. Só acaso do destino mesmo!
CANTANDO A PEDRA
Você está criticando os vereadores e deputados que fazem isso?
É claro que não. Cada político escolhe seu jeito de fazer campanha, cada qual escolhe sua bandeira que vai trabalhar para conseguir seu lugar ao sol.
TÉCNICOS
De verdade, não estou criticando mesmo – e não é ironia – cabe ao povo se informar melhor. Tanto é verdade que, para mim, o político que faz isso é igual ao técnico de futebol. Tem uns, tipo o Roth, que preferem jogar na retranca, tem outros que escalam 4 atacantes. Não é verdade? Ou seja, assim como um técnico de futebol escolhe jogar mais na defesa ou no ataque, os políticos também podem escolher o tipo de campanha que farão.
CANTANDO A PEDRA
-Porque estou escrevendo isso? Para fazer uma metáfora (ou brincadeira) com vocês. Eu “acho”, assim, do nada, que faz tempinho que Dois Irmãos não ganha nenhum prêmio. Você não acha?
-Já estamos em novembro e “por acaso” pensei aqui: todo mundo fala que Dois Irmãos tem qualidade de vida, que Dois Irmãos tem uma boa gestão financeira dos números públicos, que tem bons indicadores em vários setores, como economia, social e tantos outros, como o turismo, saúde, obras…
-“Por acaso”, cá estou pensando: “acho” que antes do final do ano Dois Irmãos vai aparecer “bem na fita”, ganhando alguns certificados e prêmios por alguma coisa de boa que temos. O que você acha dessa “previsão”?
– Agora sim, falando sério, a mensagem positiva do dia: “O Senhor é quem te sustém.”, Salmos, 3. Abençoada semana!
