Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 30/10/2025
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
ELEIÇÕES
Para as eleições do ano que vem, aqui no Estado, será que vamos ter adversários no mesmo palanque partidário? Quem aí está curioso para ver esta configuração?
NATAIS
Sabe quando começam os eventos de Natal por aqui? Amanhã falamos mais, mas anota aí: aqui é dia 14, Morro dia 29 e do Teewald ainda não sei, vou ali perguntar e volto com a resposta para amanhã.
PEGADINHA
-Antes das 6h da “madruga” de ontem já estava recebendo mensagem sobre a Começo de ontem. Um empreendedor do Teewald, o dono de um restaurante de São José, um leitor que faz ferradura de cavalo daqui, um professor dali e assim foi a manhã.
-Eu nem sabia o que tinha acontecido e já tinha alguns leitores, madrugadores, ávidos por entender porque a Começo de Conversa de quarta não era inédita, era uma coluna escrita e publicada em agosto.
-Aí o pessoal vinha perguntar ao longo do dia “cadê a Começo”, “estava com preguiça?”, “botou coluna repetida”, “ficou sem tempo de escrever?”, afora as flautas…
-Então, já deixei uma resposta automática pronta: “é pegadinha da firma, só para saber se esta coluna ainda tem algum leitor”. Então, só depois, de forma automática também, enviava via Zap a coluna correta, postada no site.
Mas, falando sério: nossas desculpas pelo erro. Fiz a coluna na corrida terça a noite, enviei para ser postada no site certinho, mas na hora de enviar para ser diagramada nas páginas do impresso, enviei uma coluna antiga. Sim, o erro foi meu, não era para ver se vocês estavam atentos! Então, nossas desculpas!
SOBRENOME
– Estava vendo aquela notícia da aliança do PL e do Novo no RS, lançando o Zucco a governador e “Van Hattem e Sanderson” ao Senado. Percebe que nesta manchete, todos os políticos são chamados por seus sobrenomes. Então, o que quero dizer com isso?
-Que, ao que me parece, o “nome de guerra” está mudando, aos poucos, de Marcel para Van Hattem. Faz sentido, até porque fora do Estado, ele é conhecido por Van Hattem e não por Marcel. Há uns 15 anos, encontrei um cidadão que produzia alguma coisa para barcos (ou algo assim) na Zona Franca de Manaus e ele era fã do “Van Hattem”. Eu falava Marcel e ele não sabia quem era; para ele, era o “Van Hattem”.
-Mas, um detalhe: lá em 2000 e poucos, quando se elegeu vereador, Marcel me explicou uma coisa: “o van” tem “v” minúsculo, como se fosse “da” Silva. Não sei se ele lembra disso, mas o caso é que agora, na política, o “Van precisa ser maiúsculo se não tiver o Marcel antes”.
COLUNA DOS PARABÉNS
– Parabéns às voluntárias pelo sucesso do bingo do hospital, também parabéns ao Lions pelo galeto no balde.
– Parabéns ao Lui, do Bar do Lui, o qual quer fazer um agradecimento a todos que garantiram o sucesso do 3º Hamburguer, os apoiadores, o Mustache, Slay Bueno e todos que colaboraram.
– A mensagem positiva do dia: “Evite extremismos, não fira os outros, apesar de achar que mereçam”, abençoada semana!
