Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – Dois Irmãos
17/11/2025
Mauri Marcelo ToniDandel
NATAL DOS ANJOS
Começou na sexta-feira, com grande sucesso, a edição de número 30 do nosso Natal dos Anjos. E, no domingo, São Pedro já quis participar da festa, e, com a ameaça de tempestade, uma das atrações foi cancelada – a atração Bolhas Mágicas. Nossos parabéns a todos os organizadores e batalhadores do nosso evento, que leva o nome da cidade para todos os recantos.
SAUDADES?
-Começaram as obras nos pavilhões que abrigaram empresas calçadistas no passado, cujo terreno vai ser o local da construção de um atacado, próximo a antiga Praça do Fórum.
-Vai ter gente com saudades, afinal, a Centropê, a Travêsso e outras tantas calçadistas colocaram comida na mesa de muitas famílias ao longo dos anos. Ou melhor, décadas.
-Mas, faz parte, é a economia mudando. Por falar nisso, quando circulo por NH, em alguns bairros ali próximos ao Centro, fico com aperto no coração de ver quantos pavilhões e prédios estão desocupados até hoje.
-O que vai acontecer ali é só um exemplo do que está acontecendo no Vale Calçadista, com pavilhões de fábricas de calçados dando espaço para outros ramos do comércio, indústria e serviços. Feliz ou infelizmente (para quem não gosta dessa mudança) é a transformação da economia regional.
NÃO QUER CALAR
Novo Hamburgo é chamada de Capital Nacional do Calçado, mas, hoje, tem quantas fábricas de calçados, ainda?
CAPITAL?
-Não faço essa pergunta para criticar Novo Hamburgo, jamais, afinal, ela é a nossa “metrópole”.
-Mas, quando vejo tanto galpão desocupado ou abandonado, caindo aos pedaços (talvez por questões judiciais – e/ou que não vem ao caso hoje) fico pensando como era forte o ramo calçadista.
-E não era forte só em Novo Hamburgo, pois, dali, “irradiava” dinheiro para todo o Vale do Sinos, Paranhana e Caí. E, era tão forte que, afora os pavilhões fechados até hoje, há muitos que foram usados para outras finalidades, seja para o ramo comercial ou de serviços.
RÁPIDAS
– Você já ouviu falar em “SUS do Agro”?
– Deu boa repercussão nosso artigo sobre os novos pedágios e, que bom, que a gente continue com pensamento alinhado aos nossos leitores. São quatro artigos escritos e somente o primeiro foi publicado.
-Sabe quantos dias falta para o Natal?
– A Rifa do Isaque foi antecipada o sorteio para dia 27 de novembro, portanto, esses são os últimos dias para você comprar e ajudar, pois os blocos vão ser recolhidos aqui no Diário.
-A mensagem positiva do dia: “A Lei da mente é implacável: o que você pensa, você cria, o que você sente, você atrai e o que você acredita, torna-se realidade”. Abençoada semana!
