Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – Tumelero agora é de Dois Irmãos

04/10/2025 - 08h38min

Atualizada em 04/10/2025 - 08h42min

Dois Irmãos – Mauri Marcelo ToniDandel

TUMELERO
Ao ler o subtítulo Tumelero (acima) você acha que vou começar falando da compra da Tumelero pelo Grupo GG10, do Germano Grings, certo? Errado!
Quero relembrar um fato de 12 anos atrás. Na eleição de 2014, o então candidato José Sartori soltou essa, quando perguntaram para ele sobre o “piso dos professores”:
Eu fui lá no Cpers e não assinei o documento exigindo resgatar o salário, vamos dizer…como é que diz? O piso! O piso eu vou lá no Tumelero e eles te dão um piso melhor, né? Ali tem piso bom,?”.

Quem aí lembrar desse episódio vai lembrar também que deu um bafafá grande, usado a torto (esquerdo) e direito” pelo PT e pelo Tarso que eram os adversários – e por aquelas grandes mídias gaúchas, é óbvio!

Sartori venceu as eleições, o governo dele passou já faz tempo e a história do piso da Tumelero continua na mente dos gaúchos. Ou você não lembra disso quando passa na frente de uma Tumelero? Pois, se fosse agora, o ex-governador se seria garoto-propaganda de uma empresa comandada a partir de Dois Irmãos!

TUMELERO
– Já ouvi dizer no passado que a Tumelero era a Leroy Merlin dos gaúchos.
E, assim como a Leroy é francesa, a Saint-Gobain que tinha comprado a Tumelero em 2017, também é francesa!
– Ela foi fundada pelo seu Melson Tumelero (com M mesmo, assim como meu nome) em 1967 e incorporada ao Grupo Saint-Gobain em 2017, empresa francesa fundada em 1665.
Pois agora a Tumelero é “nossa”. Pois é, a Tumelero que o icônico ‘Gringo’ falou e que é uma marca conhecidíssima dos gaúchos, muito forte na capital e na região metropolitana… é “nossa”.
– A Saint-Gobain tem a Brasilit, a Telhanorte, a Sukuriti, Placo, Weber Quartzolit e por aí vai. Mas a Tumelero agora é de Dois Irmãos.
Se ao ler estas marcas você achar ainda mais impactante a compra do Grupo GG10 desta empresa francesa, imagina, então, ao saber que foi a Saint-Gobain que produziu os famosos espelhos do Palácio de Versailles. Em tempo, temos vários conteúdos no site do Diário falando sobre o Grupo GG10, Germano Grings e a compra da Tumelero.

COLUNA DOS PARABÉNS
Pois bem, então, notícia data, ambientamos um pouquinho mais para você ter ideia do peso desta aquisição e finalizamos o assunto parabenizando o senhor Germano Grings.
Vou escrever aqui o que sempre escrevo em assuntos ligados a empresas e seus diretores de Dois Irmãos, o que muitos de vocês já estão cansados de “ouvir”: Obrigado ao Germano, obrigado ao GG10 por investirem aqui, pela inquietude de sempre buscar mais, pelo profissionalismo que os fazem crescer e por gerarem seus empregos e seus impostos aqui. Que Deus proteja vocês”.

COLUNA DOS PARABÉNS
– Então, hoje, a Começo é toda de parabéns, vamos começar essa semana mais amena e com boas notícias. Quero dar os parabéns aqui também ao Gilherme Freiman e recomendar que vocês pesquisem no Insta o seu perfil sobre ‘Histórias de Vida’ aqui da Encosta e da Serra.

– Muito muito muito bom mesmo, Gui! Deus abençoe seu trabalho de valorizar a nossa gente, não o conheço, mas reitero aqui o que sempre digo “nestes assuntos”: precisamos de gente como você que mostra o legado, a essência e as histórias de pessoas e empreendedores que batalham dia a dia pelo seu sucesso pessoal e das pessoas a sua volta.
– Para fechar, uma notícia ruim, bem ruim, mas como faço em tudo na vida, pego sempre o lado bom e o lado bom desta pouca vergonha desta notícia é o bom trabalho da Polícia Federal, das forças de segurança e da “CPI do INSS” que fizeram o seu trabalho de desmascarar o golpe e dar uma esperança a milhões de vovôzinhos que foram roubados. Olha a notícia: “Um relatório de inteligência financeira mostra que o Sindnapi, sindicato liderado por Frei Chico (irmão do Lula) pagou R$ 8,2 milhões a empresas ligadas a parentes de dirigentes deles, movimentando R$ 1,2 bi entre 2019 e 2025, é investigada pela CPMI do INSS”.
-Então, para fechar, a mensagem positiva do dia, compartilhada com a gente pelo jornal The News, no sábado: “Todo mundo corre atrás do futuro como se fosse spoiler de série. mas já pensou que talvez a melhor parte esteja justamente em não saber o próximo episódio?”. Então, foco no hoje, que o amanhã a Deus pertence. Ótima semana!

*Esta coluna vai ser publicada na segunda-feira no Diário, mas antecipamos o assunto para você ler ainda no final de semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.