Região
Comemoração dos 120 anos da Comunidade Luterana de Dois Irmãos enche a Praça do Imigrante de fiéis
Celebração teve a música do Coral e Banda São Miguel, de Dois Irmãos, e Coral Cristo Redentor, de Pelotas
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – Na manhã de domingo (8), a Praça do imigrante esteve lotada de fiéis que compareceram ao Culto Festivo em comemoração aos 120 anos da Congregação Luterana de Dois Irmãos.
Na ocasião, o Rev. Geraldo W. Schüler, presidente da Igreja Evangélica Luterana (IELB) destacou a importância da Congregação que teve sua história iniciada antes mesmo da fundação da IELB, em 1904. Um ano antes, famílias descendentes dos primeiros imigrantes alemães já haviam constituído a Congregação Evangélica Luterana São Miguel, em Dois Irmãos.
No início do culto, o pastor Oscar Zimmerman agradeceu a presença de todos presentes, incluindo representantes da administração pública municipal, da Brigada Militar que guardou a segurança do local e do deputado federal Marcel Van Hatten, membro da Igreja. O prefeito Jerri Meneghetti e o deputado Van Hatten discursaram exaltando a presença da Igreja Luterana na cidade e a importância de fortalecer as comunidades religiosas nos dias atuais.
Também estiveram presentes o pastor André Hönke (Conselheiro do Distrito do Vale do Rio dos Sinos – DIVASI – e demais pastores visitantes) e Márcio L. Costa, líder leigo do DIVASI e membros em geral.
As centenas de fiéis que participaram da celebração, ouviram e cantaram junto do Coral e Banda da Comunidade São Miguel e do Coral da Comunidade Cristo Redentor de Pelotas, sob a regência de Karen K. J. Klein.
A Liturgia do culto foi a cargo dos pastores Oscar Zimmerman e Eduardo K. Hoffmann.