Conecte-se conosco

Região

Comercio de Dois Irmãos pensa em inovação para crescer as vendas

14/09/2025 - 10h00min

Atualizada em 28/09/2025 - 21h26min

Proprietária Mercadão dos Óculos de Dois Irmãos, Mirian CRÉD. Bruno Wingert

Perguntamos aos lojistas como é empreender no município

Como o comércio local contribui para o desenvolvimento e arrecadação dos municípios, gerando empregos e fortalecendo a economia. Índice do Conteúdo O comércio local é um dos pilares de desenvolvimento de um município. Ele representa uma importante fonte de renda para a economia regional, gerando empregos, incentivando o empreendedorismo e contribuindo diretamente para o crescimento sustentável de uma cidade.

São os pequenos e médios negócios que movimentam a economia diariamente, promovendo a circulação de capital dentro do próprio município e reduzindo a dependência de grandes redes varejistas e de investimentos externos. Os tributos gerados por essas empresas retornam em forma de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outros serviços públicos essenciais para a população.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que, em 2024, as vendas no comércio varejista brasileiro tiveram uma alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012. Em 2022, a população ocupada no setor era de 10,3 milhões, concentrada no varejo, e o comércio pela internet cresceu 79,2% entre 2019 e 2022. Por outro lado, um levantamento de 2023 indica que mais de 80% dos brasileiros consideram o comércio local a sua principal opção de compra, impulsionado pelo conforto, comodidade, agilidade e localização. Perguntamos a alguns lojistas como é empreender no município.

Veja o que disseram alguns comerciantes

Proprietária Mercadão dos Óculos de Dois Irmãos, Mirian CRÉD. Bruno Wingert

“Por ser uma rede nacional, a unidade de Dois Irmãos consegue negociar diretamente com grandes fornecedores, oferecendo linhas exclusivas e promoções. Conforme Mirian, desde a inauguração, o público aceitou bem a loja. “Temos um ótimo movimento, muitos chegaram através do boca-boca, e sentiram a confiança na loja. Aqui prezamos pelo bom atendimento, com uma equipe treinada para oferecer um acompanhamento personalizado aos cliente”, finaliza a proprietária.

Fernando Kuhn e seu irmão da Schuh Haus CRÉD. Bruno Wingert

“Estamos há muitos anos no mercado aqui em Dois Irmãos. Nesta linha fomos uns dos primeiros a ter loja no município. A cada dia preciso sempre inovar e trazer produtos novos para atingir nossos clientes. Mas no geral está bem posta o nosso negócio aqui. Na cidade temos duas lojas, uma na Avenida Irineu Becker e outra na Avenida São Miguel e também abrimos uma filial em Santa Maria do Herval”.

Alessandra Lauermann, da Agroferragem Lauren CRÉD. Bruno Wingert

“Estamos com um grande movimento, as pessoas acabam procurando muito o comércio dos bairros. Temos muitas opções de produtos e rações, e isso é um diferencial da nossa loja para atender da melhor maneira possível o cliente”.

População cita a tranquilidade de se viver em Dois Irmãos

Moradores destacam a qualidade vida em morar na cidade

Dois Irmãos – Morar em Dois Irmãos é viver numa cidade que oferece qualidade de vida, tranquilidade e forte ligação com a cultura alemã, fazendo parte da Rota Romântica. A economia é focada na indústria de calçados e no setor moveleiro, com um ambiente acolhedor e infraestrutura completa de escolas, saúde e lazer. A cidade tem uma forte herança da colonização alemã, que se reflete no idioma (dialeto Hansrick) e na arquitetura de suas igrejas históricas, como a Igreja Matriz.

Dois Irmãos foi eleita uma das 10 cidades com melhor qualidade de vida do Brasil em 2020, segundo um índice da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chamado Índice Brasileiro de Privação (IBP), que avalia a desigualdade social em educação, renda e moradia. A cidade também se destaca por ser frequentemente premiada em rankings regionais, como o Prêmio Band Cidades Excelentes, recebendo o primeiro lugar na principal categoria no Rio Grande do Sul em 2024.

Perguntamos aos moradores como é morar no município

 

João Hansen do bairro Moinho velho CRÉD. Bruno Wingert

João é natural de Gramado, e viveu em Picada Café, e segue cultivando a tradição da roça que seus pais lhe ensinaram em Dois Irmãos. João cresceu na agricultura e se desenvolveu no campo desde a sua cidade de origem até os dias de hoje. E capinando ele mantém o sorriso no rosto e sem perder a vontade de trabalhar e conquistar seus objetivos, e sabendo que trabalhar na aquicultura exige muitos esforços e sacrifícios. Gosto muito de viver aqui na cidade, é muito bom disse ele.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.