Região
Como era o Kerb de São Miguel antigamente
O Michel´s Kerb – Kerb de São Miguel – 29/09/2024
Por Geraldo Kolling
Praticamente em todos os lugares onde é festejado, o Kerb é sempre em domingos, 2º ou 3º depois da data. Em Dois Irmãos é diferente, sempre é comemorado no Dia de São Miguel (29/09). Neste dia, vieram nossos primeiros imigrantes de navio. Em alto mar, prometeram que se fossem chegar em terra firme, este dia deveria ser eternamente comemorado.
Em Dois Irmãos também se cogitou alterar o Dia de Kerb. No meio de uma Missa na Igreja Católica, o padre queria saber a opinião dos fiéis para alterar o dia. Uma senhora de idade avançada pediu a palavra e disse: “Unser herr got is kein judt. Um de Michels toh vet immer de 29 setember kefeiat”. Todos se calaram e até hoje e sempre será festejado nesta data.
Dois Irmãos primeiramente foi denominada de Baumschneis (Picada dos Baum). Baum foi o primeiro imigrante que fixou residência. Mais tarde foi dois irmãos em virtude de, no Travessão, existirem dois morros muito parecidos. Estes nossos imigrantes quando vieram no navio Cecília se espalharam pelas nossas picadas para São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caí, Dois Irmãos e região.
O Kerb de Dois Irmãos era comemorado três dias seguidos como 29 e 30 de setembro e 1º de outubro nas residências dos nossos colonos. O que se oferecia para o almoço: sopa, batata, massa, chucrute, saladas, maionese feita com farinha. Não se tinha churrasqueira, as carnes eram assadas no fogão de barro nas formas de pão, tais como carne de porco, costelinha e carnes de gado.
BEBIDAS
Era fornecida cerveja caseira chamada de Spritz Bier, feita com gengibre, limão e açúcar; e Schwartz Bier (preta) também feita em casa; e refri, se comprava gasosa em garrafa.
ANNIBAL F. KRUG
Há 60 anos atrás tínhamos somente um vendedor de bebidas na cidade que tinha seu estabelecimento na São Miguel, ao lado do centro evangélico com nome de Annibal F. Krug. Os alemães todos diziam Krug Nipo. Com ele trabalhavam o Alberto Gregorius, que depois adquiriu esta empresa se estabelecendo na Irineu Becker com seu filho Cafú. Também tinha a atendente Ilse Altenhofen. No Krug você adquiria sua gasosa em garrafa e os maltes para fazer as cervejas Spritz Bier e cerveja preta, como também as tampinhas para fechar as garrafas.
SOBREMESAS
Era coco ralado, figo, torta de bolacha, bitta range (laranja azeda).
FAMÍLIAS NUMEROSAS
De tarde, pelas 16h, era servido o café da tarde com pão, rosco, bolo de manteiga, linguiça cozida e seca, schmier colonial, manteiga, keschmier e charque seco.
Nas nossas colônias, a maioria das famílias eram numerosas, caso da Família Kolling, com 16 filhos. A igreja pregava que os pais tinham que ter filhos. A Bíblia dizia: “crescei e multiplicai-vos”. Quando um casal estava há mais ou menos 3 anos casados e sem filhos, o padre visitava e cobrava dos casais: “o que está havendo, cadê os filhos’. Falar em prevenção de filhos era considerado pecado gravíssimo.
Antigamente, as filhas ganhavam um vestido por ano, e esse era para o Kerb.
Não podemos deixar que essa tradição do Kerb termine.
PRUST!
VIVA KERB!