Região
Como os antigos pensavam, a lua tem influência na agricultura?
Por Cândido Nascimento
Região – Parece um pequeno planeta, mas não é. Também não é uma estrela. A lua é um satélite natural – o único da Terra. E ela interage com o nosso planeta, causando as marés no oceano. Desde a antiguidade, os povos usavam as fases da lua para orientar a agricultura.
Até hoje, muitos agricultores seguem piamente o conhecimento desses povos, baseando o planejamento de safra nessas fases. Há algum contraditório da parte da ciência.
Mas afinal, qual é a verdadeira influência da lua na agricultura? O que vem da sabedoria popular e o que a ciência diz a respeito disso?
O produtor rural Paulo Medtler comenta que seus antepassados produziam para consumo próprio e tinham um cuidado com as fases da lua. Filho de Lúcia Jung Medtler e Pedro Medtler, o produtor, de Linha Nova Baixa, Presidente Lucena, comenta que os pais sempre tinham esse cuidado com o feijão, que era plantado conforme a lua, segundo ele. Medtler planta alfaces, produtos que são levados para vender na Ceasa.“Para plantar a batata-doce e o aipim também falavam que era conforme a lua”, afirma.
INFLUÊNCIA NAS PLANTAS
Da mesma maneira como a fase da lua cria e altera as marés devido a sua força gravitacional, ela também influencia na quantidade de seiva que percorre o caule das plantas. Além disso, a luminosidade da lua, apesar de menos intensa do que a luz solar, penetra no solo e acelera o processo de germinação das sementes.
A SABEDORIA POPULAR
Existem inúmeros relatos, passados de geração em geração, a respeito da influência da lua na agricultura. Segundo eles, a lua influencia principalmente no fluxo de seiva das plantas e no ciclo de vida dos animais.
Em seu livro “La Luna”, o autor Jairo Rivera relata grande parte desses conhecimentos. Segundo ele, o ciclo de seiva nas plantas muda de acordo com as fases da lua:
Lua nova
Nesta fase da lua, o fluxo de seiva é descendente, ou seja, vai para as raízes.
Haveria maior concentração de água no solo. Essa água pode fazer com que as sementes inchem, cresçam e rompam com facilidade. De acordo com as crenças, a fase da lua nova não é aconselhável para o plantio.
Lua crescente
Nessa fase, o fluxo de seiva começa a subir das raízes para os ramos. Acredita-se que essa é uma boa fase para o plantio de folhosas, e que causa bom crescimento foliar. O que cresce acima do solo seria beneficiado nesse período.
Lua cheia
Aqui, o fluxo de seiva concentra-se na parte aérea das plantas. Portanto, também não seria uma boa fase para semear, apenas para colher.
Lua minguante
Na lua minguante, a seiva começa a descer para as raízes.
Nessa fase, a força da Terra provavelmente desce, favorecendo cultivos que crescem para baixo do solo.
FASES DA LUA EM NOVEMBRO
Lua Nova: dia 1º às 9h48
Lua Crescente: dia 9 às 02h56
Lua Cheia: dia 15 às 18h29
Lua Minguante: dia 22 às 22h29
O que diz a ciência?
A ciência já confirmou que a lua exerce influência sobre as marés, devido à força de gravidade não só da lua, mas também do sol. Entretanto, muitos dos que afirmam a influência da lua sobre a Terra baseiam-se mais em recordações e memórias, e não em evidências.
O professor Salim Simão é um dentre vários pesquisadores ao redor do mundo que não observaram qualquer influência da lua sobre a agricultura. Muitos ensaios científicos já foram realizados na tentativa de identificar e quantificar a influência da lua na agricultura, sem sucesso.