Região

Conclusão da Escola Justino Vier, saúde e infraestrutura estão entre as prioridades para 2026 em Dois Irmãos

21/01/2026 - 15h01min

Atualizada em 21/01/2026 - 15h07min

Prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, concedeu entrevista à redação para fazer um balanço do ano de 2025 e projetar as expectativas da administração municipal para 2026.

Prefeito Jerri Meneghetti faz balanço de 2025 e projeta prioridades para 2026 em Dois Irmãos

por Bruno Wingert 

O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, concedeu uma entrevista a redação para fazer um balanço do ano de 2025 e projetar as expectativas da administração municipal para 2026. Ao avaliar o período que se encerrou, o chefe do Executivo destacou conquistas importantes, avanços em áreas estratégicas e os desafios enfrentados ao longo do ano, além de apontar prioridades e investimentos previstos para o novo ciclo.

Confira, abaixo a entrevista completa:

1. Como o senhor avalia o ano de 2025 para Dois Irmãos?
Apesar dos desafios enfrentados, 2025 foi um ano de muitas conquistas. Dois Irmãos foi reconhecida regional e nacionalmente pela sua qualidade de vida, desenvolvimento e pela atuação da administração pública. Entregamos obras importantes, melhoramos serviços e reorganizamos algumas áreas estratégicas do Município.

2. Quais foram as principais conquistas da administração municipal neste ano?
Entregamos importantes obras de pavimentação em diversas ruas da cidade, solucionamos problemas de drenagem que causavam alagamentos, inauguramos o Parque de Rodeios, consolidamos a permanência da montadora Mahindra e recebemos novos empreendimentos. Tivemos recorde de atendimentos na saúde, zeramos as filas de cirurgias de hérnia e vesícula, melhoramos os índices de qualidade na educação, avançamos na recuperação do patrimônio histórico, realizamos grandes eventos e evoluímos significativamente na área da inovação.
Além disso, o Município conquistou o primeiro lugar no Rio Grande do Sul e o segundo lugar nacional no programa Band Cidades Excelentes. Também fomos reconhecidos em estudo publicado pela Revista Veja como o município com o primeiro lugar em indicadores sociais do Brasil, entre 4.957 cidades, além de outras premiações importantes.

3. Em quais áreas a gestão conseguiu avançar mais em 2025?
Os maiores avanços ocorreram, especialmente, nas áreas de desenvolvimento econômico, educação, cultura e infraestrutura.

4. Quais foram os maiores desafios enfrentados pela Prefeitura ao longo do ano?
A interferência do cenário macroeconômico, em nível nacional, tem sido um grande desafio para todos os municípios, pois com altas taxas de juros e menos dinheiro no mercado, há uma retração de investimentos e, muitos empreendimentos que precisam crescer acabam desacelerando e deixando de expandir. Além disso, em nível local, tem sido um grande desafio conciliar o grande volume de trabalho e demandas que aumentam a cada ano.

5. Que projetos ou ações o senhor destaca como mais importantes para a comunidade?
Destaco a criação do Ecossistema Veleiro, a execução da obra da nova escola de ensino fundamental, as novas redes de drenagem e o redimensionamento de outras existentes, o volume de cirurgias realizadas para a população, as obras de restauro do Moinho Collet e do Museu Municipal, a inauguração do Parque de Rodeios e a ampliação da indústria Mahindra.

6. Como o senhor avalia a participação da população e o diálogo com as entidades do município em 2025?
De modo geral, a avaliação é muito positiva. Com algumas entidades o diálogo é ainda mais facilitado, mas no conjunto foi excelente. Temos uma comunidade participativa, que trabalha, produz e contribui diretamente para o desenvolvimento do Município.

7. Quais serão as principais prioridades da administração municipal para 2026?
Temos priorizado o desenvolvimento econômico, a educação, a saúde e investimentos em infraestrutura porque acreditamos que todas as demais áreas são beneficiadas a partir desta base, vamos seguir nesta linha.

8. Que investimentos ou obras a população pode esperar para 2026?
A conclusão da obra da nova Escola Justino Vier, a implantação de um novo centro de diagnóstico por imagem com tomografia para o Hospital, a continuidade dos avanços na qualidade da educação, a atração de novos investimentos privados, melhorias em vias públicas, com destaque para a recuperação da Avenida Sapiranga, e obras de melhorias em escolas e unidades de saúde.

9. Como a Prefeitura pretende fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em 2026?
Seguindo com a estratégia de criar um ambiente favorável aos investimentos, com uma lei de incentivos moderna e competitiva, aliada à qualidade de vida do Município. Vamos seguir demonstrando o cuidado com a nossa gente e investindo em infraestrutura para atrair novos empreendimentos.

10. Que mensagem o senhor deixa à comunidade de Dois Irmãos ao encerrar 2025 e iniciar 2026?
Em nome da Administração Municipal, expresso nossa gratidão a cada cidadão de Dois Irmãos que ama esta cidade e faz a sua parte para torná-la cada vez melhor. 2025 foi mais um ano de muitos desafios, mas juntos faremos de 2026 um ano de conquistas, desenvolvimento e união. Que todos sejamos abençoados com saúde, felicidade e prosperidade. Juntos, no mesmo propósito, seremos sempre mais fortes!

Sair da versão mobile