Região
Controladores de velocidade são instalados na BR-116, entre Estância Velha e Novo Hamburgo
Estância Velha/Novo Hamburgo – Os maquinários e materiais ainda não estão às margens da BR-116, mas a obra de melhorias no “trecho da morte”, entre os bairros Rincão Gaúcho e Roselândia teve uma de suas primeiras etapas iniciadas nesta sexta-feira. Isto porque, durante a manhã, equipes da concessionária responsável pela execução dos serviços, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), fez a instalação de dois redutores de velocidade.
Os dois equipamentos ficam na altura do acesso principal ao Rincão Gaúcho e ainda não estão em funcionamento. Nos próximos dias, também serão instaladas placas indicativas de sinalização, antes do início, efetivo, das obras.
Conforme adiantado ao Diário nesta semana pelo secretário de Segurança de Estância Velha, José Dresch, e pelo comandante da Guarda Municipal, Silvio Marques, as obras devem ser iniciadas entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
MUDANÇAS
Entre as principais mudanças que serão executadas pelo DNIT já antecipadas, está a instalação de novos acessos ao bairro Rincão Gaúcho e de um canteiro central que se estenderá por praticamente toda a rodovia, entre o novo acesso principal e uma grande rotatória que será construída após a Concresul, praticamente no limite com Ivoti.
Com isso, conversões não serão mais possíveis no trecho, com exceção dos dois novos acessos. Além disso, as ruas São Paulo e Rio de Janeiro passarão a ter trânsito em mão única, com uma delas somente permitindo a entrada dos veículos aos bairros, enquanto a outra será a via de saída. Ainda não está definido o sentido de cada uma delas, já que será necessário, primeiro, a implantação das melhorias.
O QUE SERÁ FEITO
Conforme divulgação do DNIT no mês de dezembro, em resposta a questionamentos feitos pelo Diário, serão implantadas interseções no km 232,1 e no km 233,6 e de ampliação do acostamento no km 234,2.