Região

Convite especial marca o chamado para o patrono da 35ª Feira do Livro de Dois Irmãos

04/06/2024 - 09h05min

Atualizada em 04/06/2024 - 09h09min

Felipe Kuhn Braun é o patrono no ano do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Dois Irmãos – No início da tarde da última terça-feira (28/05), os estudantes do 3º ano da Escola Municipal Arno Nienow, formalizaram o convite para o escritor, jornalista e pesquisador, Felipe Kuhn Braun, cantando músicas em alemão e lendo um cartaz com os dizeres: Möchten Sie unser Patron sein? [Você aceita ser nosso patrono?].

A escolha

Antes do convite especial, Felipe foi recebido pelo prefeito Jerri Meneghetti, pelo vice-prefeito Juarez Stein, pela secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, pela chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, e pela professora de Língua Alemã, Ana Cristina Wiest.

O prefeito Jerri agradeceu a indicação feita pelos professores e destacou que um dos compromissos da prefeitura é a educação e a preservação da história da cidade. “O Felipe é um dos maiores especialistas em cultura e história da imigração alemã e no ano do Bicentenário, nossos estudantes e a comunidade terão a oportunidade de estar com ele em diversos momentos”, disse o prefeito.

“A escolha é oportuna e merecida, pois Felipe para mim é um dos três maiores pesquisadores da imigração alemã e possui vários livros publicados e um dos maiores acervos fotográficos sobre o tema”, destacou Juarez que também agradeceu Felipe pela disposição de estar na Feira do Livro: “Será um grande patrono para este ano”, sentenciou Juarez.

Denise lembrou que o nome de Felipe veio muito forte no comitê Lies que ajuda a planejar a Feira do Livro. A secretária aproveitou para compartilhar com todos que Felipe tornou-se pai há poucos meses e o desafiou a aproveitar a oportunidade para registrar em um livro a experiência de ser patrono da feira no ano do bicentenário da imigração.

Primeiro contato com os estudantes

Felipe agradeceu a oportunidade de ser o patrono e já interagiu à vontade com as crianças da Escola Arno Nienow, respondendo perguntas e falando diretamente para elas. Ele destacou que Dois Irmãos tem uma importância muito grande na história da imigração, citando o pioneirismo dos imigrantes locais na educação e na religiosidade. O patrono também falou da importância da conservação do idioma alemão.

Quem é Felipe Kuhn Braun

Felipe Kuhn Braun nasceu em Novo Hamburgo em 1987. É graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2010) e é escritor, autor de 28 livros, dois deles sobre Dois Irmãos: “São Miguel dos Dois Irmãos – O primeiro século de história” e “Natal dos Anjos – Dois Irmãos”.

É colaborador do Instituto de Estudos Históricos da Universidade de Mainz, na Alemanha. Faz parte do Grupo de Estudos de História sobre Brasil e Portugal, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. É representante do Rio Grande do Sul na Diretoria da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft e.V., entidade com sede em Karlsdorf-Neuthard (na Província de Baden-Württemberg), com o objetivo de encontros culturais, programas de intercâmbio, cursos de línguas e a pesquisa genealógica entre a região de Baden e o sul do Brasil. É membro da Associação das Organizações Históricas da Grande Região Europeia: Saarland, Renânia-Palatinado, Lorena, Luxemburgo e Valônia. É presidente da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil – FECCAB.

Felipe assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado, onde atuou como Diretor de Jornalismo durante a gestão administrativa 2014-2015. É vereador na cidade de Novo Hamburgo e foi presidente do Legislativo Hamburguense em 2018.

(Foto: Cândido Nascimento)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário