Região

Coral Santa Cecília perpetua legado de 156 anos em Dois Irmãos

05/11/2023 - 05h45min

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – O Coral Santa Cecília foi fundado em 1867. Há registros do padre Arthur Rauske dos primeiros integrantes cantando na pedra fundamental da Antiga Matriz, os então ‘Cantores de Santa Cecília’, fundado pelos padres jesuítas.

Essa perpetuação só é possível pois, em cada período da história, encontram-se pessoas disputas a dar continuidade ao legado cultural. Atualmente os responsáveis são Querino Klauck, 86, e seu filho caçula, Ademir, 49.

Querino está à frente do coral de homens desde 1992. Em 2015, Ademir, também apaixonado pela música, assumiu o misto.

Querino e Ademir estiveram no Diário para falar do Corsal

E tantos anos de dedicação serão reconhecidos de forma singela na próxima segunda-feira (6), através de uma moção do vereador Ramon Arnold (PP), por serem um dos corais mais antigos do Brasil em atividade ininterrupta. A homenagem será às 18h30 na Câmara, onde cada coral cantará duas canções.

É um reconhecimento do trabalho, da longevidade do coral. 156 anos de muitas pessoas passando pelas décadas carregando a cultura e música alemã”, destaca Ademir, afirmando que também cantam em português, espanhol e até inglês, com um vasto repertório de músicas sacras e populares.

Corais ensaiam todas as semanas e se apresentam pela região (FOTO: arquivo pessoal)

Reconhecimento reflete a importância

Querino conta que estão participando da Liga Cultural de Cantores da região, fundado em 1955, para preservar os traços das músicas dos antepassados. Já tinha mais de 30, agora, são 12.

Não é fácil manter, ninguém está querendo assumir o compromisso. Antigamente, nos primeiros corais, enchia de gente. Todos queriam. Hoje ninguém mais quer. Uma pena, os jovens não querem mais”, lamenta Querino, afirmando que quem quiser participar é só comparecer aos ensaios – e já se torna sócio da Sociedade Santa Cecília automaticamente.

O coral de homens, formado por 12 integrantes, realiza seus ensaios nas quintas-feiras, às 19h, na Igreja Matriz. Já o misto, que conta com 25 pessoas, faz seus ensaios nas segundas-feiras, memo horário, na Sociedade Santa Cecília. No Natal dos Anjos farão duas apresentações.

 

 

 

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário