Conecte-se conosco

Região

Criada a Política Pública de Proteção Animal em Picada Café

02/04/2024 - 06h32min

Picada Café – A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que cria a Política Pública de Proteção Animal. O projeto foi apresentado pelo Governo Municipal com objetivo de contribuir para a proteção da vida animal, em virtude dos inúmeros casos de agressão, maus-tratos e abandono nos quais são submetidos, diariamente noticiados pela imprensa. De acordo com o governo, a lei segue a legislação federal.

CUMPRIMENTO

“A Lei de Política Pública de Proteção Animal buscará o cumprimento das disposições por meio de ações dos órgãos do Executivo, preocupados com a educação e conscientização da comunidade e das autoridades acerca da importância do tema. As zoonoses são a causa primária de preocupação em relação às populações de cães de rua, particularmente para os governos local e federal, que têm responsabilidade quanto a saúde pública. A raiva é uma doença fatal e os cães são os vetores de transmissão mais comuns, por isso o controle da doença é o principal motivo para controle da população canina”, afirmou.

PRIMEIRO PASSO

Para o vereador Laércio Lamberty, a aprovação do projeto de lei é um importante passo. Mas ele afirma que esse é o primeiro de muitos passos a serem dados. “É o exemplo do que fazer com os cães abandonados. Existe a lei, mas quem vai executá-la. Existem casos onde os bombeiros recolhem os cães. Mas onde eles os levarão?”, indagou. “Toda semana tem cobrança no fiscal. Há muitos cachorros na rua. O fiscal pode até ir, recolher, mas onde levar esse animal. A gente deu o primeiro passo e vamos ver o próximo agora”, afirmou Lamberty.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.