Conecte-se conosco

Região

Criança morre em decorrência de meningite de tipo raro em Caxias do Sul

21/08/2024 - 09h27min

Foto: Divulgação

Caxias do Sul – Um menino de 10 anos, residente em Canela, faleceu na última sexta-feira (16) em Caxias do Sul devido à meningite bacteriana. O garoto, que estudava no 4º ano da Escola Municipal Dante Bertoluci, havia sido inicialmente atendido no Hospital de Caridade de sua cidade na noite anterior. Dada a gravidade dos sintomas, ele foi transferido para o Hospital Geral, mas não sobreviveu.

O início dos sintomas ocorreu na quarta-feira (14), quando ele se queixou de dor de cabeça e foi levado ao médico. Após o atendimento, foi liberado para casa, mas seu quadro se agravou e ele retornou ao hospital na noite seguinte. O diagnóstico definitivo foi confirmado apenas na segunda-feira (19) pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que identificou a presença da bactéria Streptococcus pyogenes. Trata-se de um tipo raro de meningite, que não há vacina, com uma taxa de mortalidade de 64% e possibilidade de sequelas graves para os sobreviventes. Felizmente, essa bactéria não é transmitida pelo ar, ao contrário de outros tipos de meningite.

A vigilância Epidemiológica de Canela informou que o menino estava com a caderneta de vacinação em dia e não tinha histórico de problemas de saúde. Como a doença não é contagiosa por via aérea, a família e os colegas de escola não precisaram se submeter a quarentena.

Para apoiar a comunidade escolar afetada, as secretarias municipais de Saúde e de Educação organizaram um atendimento psicológico. Na terça-feira (20), uma equipe de psicólogos foi enviada à escola para oferecer suporte aos colegas do menino.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.